one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Planejamento pode conciliar recuperação florestal e expansão agrícola

Criado em 04/05/15 16h44
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) sustenta que  a restauração florestal pode coexistir sem problemas com a agricultura, embora isso pareça um dos grandes desafios para a sustentabilidade ambiental e social global. Em artigo publicado no último dia 1º, na revista norte-americana Frontiers in Ecology and the Environment, pesquisadores do IIS mostram que para isso existe a conjugação entre um componente dentro da fazenda e outro componente de planejamento de política pública espacial.

O diretor executivo do IIS, Bernardo Strassburg, disse hoje (4) à Agência Brasil que já existem iniciativas que identificam áreas dentro da fazenda, que são mais aptas para a produção agrícola, com investimentos para o aumento de produtividade, enquanto áreas com menor potencial de produtividade agrícola são destinadas à restauração florestal. “Isso já começa a acontecer em várias regiões do Brasil, até por causa do Código Florestal”, lembrou ele.

Strassburg ressaltou que, paralelo a isso, é essencial que se identifique, com planejamento espacial de política pública, em que áreas há maior potencial para o desenvolvimento e expansão da produção agrícola e quais as áreas em que, pela sua importância ecológica ou por uma questão relacionada com a água ou outros serviços ecossistêmicos, devem ser priorizadas para restauração florestal.

A proposta tem como foco principal as áreas de pastagens. Strassburg lembrou que 75% da área destinada à agropecuária no Brasil são direcionadas a pastagens, e sustentou que a maior saída para a conciliação da expansão agrícola com a conservação e restauração do meio ambiente está nas áreas de pastagens, “porque elas dominam territorialmente a área total no país”. Tomando por base que a produtividade é baixa nas áreas de pastagens, em relação ao potencial dessas regiões, os estudos feitos pelo IIS atestaram a capacidade de suporte sustentável dessas pastagens. Uma área que tem hoje uma cabeça de gado por hectare, segundo ele, poderia ter três cabeças, “ainda de forma sustentável”.

De acordo com o instituto, há uma identificação sustentável das pastagens, e muitas áreas podem ser liberadas para outros usos. No caso do Espírito Santo, que foi o exemplo citado no artigo, os outros usos consistem na expansão de áreas agrícolas, como café; de áreas de produção florestal e silvicultura, como eucalipto; e de áreas de recuperação florestal nativa.

“É através do aumento da produtividade das pastagens que se consegue liberar áreas tanto para o aumento da agricultura  e para o aumento de florestas nativas”, comentou. O IIS analisou dois programas lançados pelo governo do Espirito Santo, que visam a restauração planejada da área: o Plano de Desenvolvimento da Agricultura (2008) e o Programa Reflorestar (2011) – ambos com metas ambiciosas nas frentes ambiental e agrícola.

Objetivam restaurar 236 mil hectares de floresta em larga escala, até 2025; aumentar em 50% a cobertura florestal nativa no estado; e expansão de 284 mil hectares das áreas dedicadas a culturas agrícolas e de 400 mil hectares de plantações florestais. Strassburg salientou que as duas metas são factíveis, simultaneamente, e diz que isso é um tema relevante em termos de Brasil.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário