one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo volta a defender outorga na licitação de terminais portuários

Criado em 25/06/15 17h42
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, esclareceu hoje (25) que o Tribunal de Contas da União (TCU) não decidiu sobre mudanças nas regras para concessão de terminais marítimos. O ministério pediu autorização para acrescentar o pagamento de outorgas, entre os critérios que serão analisados para a concessão da atividade à iniciativa privada.

A expectativa do governo é incluir o maior valor de outorga como um dos critérios para licitação do Bloco 1, no próximo semestre. Para os demais blocos, a partir de 2016, o TCU  autorizou a utilização desse item. Antes, as exigências eram as menores tarifas a serem cobradas pelo concessionário do terminal e maior movimentação de cargas.

O pleito para inclusão das outorgas atende pedido do próprio setor privado. Entidades do  segmento, que abandonaram licitações ano passado, protocolaram no TCU pedido para que o novo critério seja aplicado no Bloco 1. “Não basta licitar, é preciso ter interessados”, disse Edinho, após reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

O ministro disse que pretender lançar licitação de R$ 300 milhões para dragagem do Porto de Santos no segundo semestre. A concorrência tinha sido suspensa por liminar, derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região na segunda-feira (22). Segundo o ministro, poderão participar empresas brasileiras e estrangeiras.

A obra prevê o aumento da profundidade do canal de navegação e das bacias de acesso aos berços de atracação, de 15 metros, em média, para 15,4 e 15,7. Segundo a Secretaria dos Portos, haverá a previsão de manutenção de alguns trechos, eventualmente assoreados.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário