one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

População desocupada cresce 38,5% em relação a maio do ano passado

Criado em 25/06/15 10h23
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Número de desempregados é o menor desde 2002

População desocupada nas seis regiões metropolitanas incluídas na Pesquisa Mensal do Emprego incluiu mais 454 mil pessoas na comparação com maio do ano passado, alta de 38,5%.Imagem de Arquivo/Agência Brasil

A população desocupada nas seis regiões metropolitanas incluídas na Pesquisa Mensal do Emprego incluiu mais 454 mil pessoas na comparação com maio do ano passado, alta de 38,5%. O crescimento percentual em 2015 é o maior registrado pela pesquisa desde março de 2002, quando começa a série histórica.

Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do crescimento em relação a maio do ano passado, o contingente de 1,6 milhão de desocupados não é maior estatisticamente que o registrado em abril deste ano. Percentualmente, houve alta de 4,8% de abril para maio.

A pesquisa é realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. A região que teve a  maior alta no número absoluto de desocupados foi Porto Alegre, englobando 96% mais desempregados que em maio do ano passado e 11,9% mais que em abril. O IBGE estima que o número de pessoas que procurou e não encontrou emprego no mês de maio na grande Porto Alegre alcançou 115 mil pessoas.

Ainda assim, o desemprego em Porto Alegre é um dos menores do país, com 5,6%, enquanto a média nacional é 6,7%. No ano passado, Porto Alegre registrava desemprego de 3%.

Em São Paulo, a população desocupada subiu 39% na comparação com  o ano passado e 8,5% frente a abril. Em números absolutos, 198 mil pessoas - na comparação interanual -  procuraram e não encontraram emprego em São Paulo, englobando um total de 707 mil.
 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário