one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Zoneamento agrícola orienta plantio de dez culturas de verão

Criado em 10/08/15 19h46 e atualizado em 10/08/15 19h50
Por Stênio Ribeiro - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, encerrou hoje (10) a publicação de 194 portarias no Diário Oficial da União sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático no ano safra 2015/2016. Elas são relativas às culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja e sorgo em 23 estados e no Distrito Federal.

As portarias orientam os produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares mais adaptadas para cada região. O produtor deve observar as indicações da SPA para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural.

O zoneamento agrícola é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura, porque reduz os graus de dificuldade relacionados a fenômenos climáticos adversos, uma vez que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

As portarias são resultado de análises e modelagens de dados de clima e informações relacionadas às culturas, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos e as séries históricas climáticas dos últimos 15 anos, no mínimo, são fornecidos pelo ministério a uma consultoria privada contratada para elaborar o calendário de plantio, por tipo de solo e cultivar, em cada município.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário