one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aldo Rebelo aposta em retomada do crescimento dentro de um ano

Criado em 16/09/15 14h54 e atualizado em 16/09/15 14h55
Por Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse hoje (16) que é passageira a atual fase de resultados negativos do Produto Interno Bruto (PIB) e previu para daqui a um ano, a retomada do crescimento econômico brasileiro. O PIB é a soma das riquezas geradas no país em um determinado período.

Segundo o ministro, para sair da estagnação, será necessário o sacrifício de mais aperto monetário. Sobre as medidas de ajuste fiscal, Aldo Rebelo afirmou que, mesmo sem consenso dos parlamentares no Congresso Nacional, a base governista conseguirá convencer a maioria a apoiar as propostas.

O ministro fez a projeção em rápida entrevista à imprensa, logo após participar do 1º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que ocorre na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), na zona sul da zona sul da cidade.

Em sua análise, a necessidade de redução de gastos públicos não implicará atraso tecnológico, nem danos à competitividade da indústria brasileira, embora o governo tenha de reduzir os financiamentos a bolsistas para as pesquisas de ciência, de tecnologia e inovação.

“Nenhum pesquisador que já havia contratado com o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] deixará de receber os seus recursos, mas as novas bolsas talvez não tenham o mesmo volume que teríamos em uma situação de normalidade. Isso será coisa de um ano, no máximo. Depois o país volta a recuperar o crescimento e os investimentos na área de ciência, pesquisa e inovação”, afirmou o ministro.

Questionado se não estaria sendo otimista demais ao prever tão curto prazo para o Brasil voltar a crescer, Aldo Rebelo respondeu: “Não tenho nenhuma obrigação de ser pessimista, mas respeito os pessimistas”. Ele lembrou que, quando estava no Ministério do Esporte e eram executadas as obras de preparação para a Copa do Mundo, houve descrença da capacidade de o país realizar os jogos. “E o Brasil fez a Copa. O mundo admirou a organização da Copa, e alguns até querem copiar o modelo.”

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário