one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

BC vê indícios de manipulação de mercado de câmbio, diz diretor

Criado em 15/09/15 13h04 e atualizado em 15/09/15 13h13
Por Kelly Oliveira Edição:José Romildo de Oliveira Lima Fonte:Agência Brasil

O Banco Central (BC) identificou indícios de conluio de operadores no mercado de câmbio, no exterior, disse hoje (15), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o diretor de Política Monetária da autarquia, Aldo Mendes. O diretor disse que recebeu documentos, compartilhados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) com o BC, que indicam a tentativa de “tabelamento” do spread, diferença entre taxa de compra e de venda do dólar. É do spread que os bancos tiram o lucro das operações cambiais.

O diretor destacou que a concorrência leva naturalmente ao “estreitamento” do spread. A ação dos operadores era tentar tabelar o spread. “O Cade saberá lidar com essa questão concorrência”, disse o diretor.

A manipulação em mercados de câmbio, inclusive do Brasil, por grandes instituições financeiras estrangeiras está sendo investigada nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar dessa manipulação no spread, o diretor garantiu que a ação no exterior não afeta a taxa de câmbio brasileira por ser definida exclusivamente no Brasil. O diretor acrescentou que não há participação de instituições financeiras do Brasil nessa ação, mas há pessoas físicas brasileiras trabalhando para os bancos estrangeiros investigados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário