one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Grau de investimento: entenda o que significa o rebaixamento do Brasil

Criado em 09/09/15 21h13 e atualizado em 17/02/16 17h06
Por Líria Jade* Edição:Anderson Falcão Fonte:Portal EB

A agência de classificação de riscos Standard & Poor's rebaixou novamente nesta quarta-feira (17) a nota de crédito do Brasil, mais de cinco meses após o país perder o selo de bom pagador pela agência. Em setembro, o Brasil perdeu o grau de investimento pela S&P, quando a nota do país foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. O rebaixamento do rating do Brasil para a categoria "especulativa" aconteceu menos de 50 dias após a agência ter mudado a perspectiva para negativa. 

O Brasil perdeu também o grau de investimento pela agência Fitch, que em dezembro cortou a nota do país pela segunda vez em dois meses. A agência Moody's ainda mantém grau de investimento para o país.  A nota do país pela Moody's é Baa3, o último nível dentro do grau de investimento.

Mas você sabe o que significa a mudança e qual é o impacto dela na economia do país?

A retirada do selo de bom pagador, de acordo com o economista Flávio Augusto Corrêa Basílio, influencia diretamente no preço que se paga por créditos no mercado econômico: "Quanto pior a classificação de risco, mais altos ficam os juros para investimentos", explica.

O economista chama atenção ainda para a valorização do dólar. “Com o câmbio subindo ainda mais, tem-se impacto nas empresas que emitem dívidas no exterior e a principal delas é a Petrobras”. O aumento das taxas de juros, uma maior dificuldade de retomar a trajetória de crescimento e aumento do desemprego podem ser consequências do rebaixamento, ainda de acordo com Augusto.

1º Rebaixamento 

O jornalista Luis Nassif entende o anúncio do rebaixamento como uma espécie de "cutucão" do mercado financeiro para que o país resolva suas questões com relação ao orçamento de 2016, que foi apresentado pelo governo ao Congresso Nacional com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões. O clima de insegurança trazido pela Operação Lava-Jato também é apontado por Nassif como possível motivação para a decisão da  Standard & Poor's. Confira comentário de Luis Nassif no Repórter Brasil destaquarta-feira (9).

 

A própria Standard & Poor's apontou a questão orçamentária como motivadora do rebaixamento. Por outro lado, destaca Nassif, o relatório da agência sinaliza que ela continua acreditando que o país vai ter uma recuperação da economia: “Há uma queda neste ano e no próximo e recuperação em 2017”, avalia.


Outras agências

Oficialmente, o Brasil possui contrato para classificação de seu risco de crédito com três agências de classificação. Além da Standard & Poor´s, as agências Fitch Ratings e Moody´s monitoram as contas do país. Com as últimas duas, o grau de investimento está mantido.

As classificações das agências são ordenadas pela avaliação de risco de crédito em ordem decrescente. As classificações de AAA/Aaa até BBB-/Baa3 são consideradas como grau de investimento, enquanto as abaixo de BBB- são consideradas como de grau especulativo. É o que explica a tabela da Secretaria do Tesouro Nacional. Confira:

Escala de classificação de risco
 

Governo

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, afirmou que a perda do grau de investimento do Brasil não muda a trajetória de recuperação da economia brasileira. De acordo com Barbosa, o país está trabalhando em várias frentes para construir as condições do reequilíbrio fiscal.

"Tenho certeza de que a avaliação feita hoje será revertida à medida que as condições melhorem.Trabalhamos para manter sempre a melhor avaliação por parte do mercado e de todos os agentes da economia", concluiu.

Já o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, por meio de nota, que "o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a consolidação fiscal". Levy voltou a sinalizar intenção de perseguir a antiga meta de superávit primário para 2016. 

*Com informaçôes da Agência Brasil 

*Atualizada em 17/02 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário