one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Wilson Dias/ Agência Brasil

Compartilhar:

Guilherme Afif quer mais crédito para micro e pequenas empresas

Criado em 04/11/15 15h42 e atualizado em 04/11/15 16h08
Por Paula Laboissière Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta quarta-feira (4) mais acesso ao crédito para micro e pequenas empresas. “Temos uma distância muito grande a percorrer para fazer o crédito chegar, porque temos muito crédito para consumo e pouco crédito para a produção.”

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, participa do programa Espaço Público (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Para  Guilherme Afif Domingos, falta crédito para a produçãArquivo/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante a abertura do Fórum de Cidadania Financeira, Afif ressaltou que o crédito no país se concentra nas médias e grandes empresas e ainda é voltado para serviços financeiros envolvendo pessoas físicas e o consumo.

“Quando falamos em financiar a produção, temos um longo caminho pela frente, pois as instituições são grandes demais para atender o pequeno produtor”, acrescentou Afif.

O presidente do Sebrae lembrou ainda que, enquanto médias e grandes empresas desempregaram 800 mil pessoas de janeiro a novembro deste ano, as micro e pequenas empresas sustentam um saldo positivo de 109 mil novas vagas no mesmo período.

“Temos uma busca de alternativa desse pequeno empreendedor para o financiamento do seu processo de produção.”

Dados do próprio Sebrae indicam que, em 2015, somente 17% das microempresas e 24% das empresas de pequeno porte tomaram algum tipo de empréstimo.

Ainda de acordo com o levantamento, os fornecedores são os principais financiadores de 72% das microempresas e de 76% dos empreendimentos de pequeno porte.

Os números também mostram que o cheque pré-datado é usado por 51% das microempresas e por 57% dos negócios de pequeno porte. Em 2015, o valor médio de empréstimo solicitado foi de R$ 36 mil por microempresa e de R$ 56 mil por empresa de pequeno porte.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário