one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rossetto tenta evitar fechamento de siderúrgica em Cubatão

Criado em 06/11/15 16h50 e atualizado em 06/11/15 17h00
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, se reuniu hoje (6) com o presidente da Usiminas, Rômel Erwin, para buscar uma alternativa ao fechamento da unidade da siderúrgica em Cubatão (SP). O anúncio da desativação das áreas primárias do complexo industrial da empresa foi feito na semana passada. A companhia diz que tem sofrido com a forte queda na demanda e acumulado prejuízos ao longo do ano.

“O ministro Miguel Rossetto ouviu um relato do presidente da Usiminas sobre a difícil situação econômico-financeira da companhia, por conta da redução do mercado interno e dificuldades para exportar”, diz a nota divulgada pelo ministério sobre o encontro.

De acordo com o informe, devem ser feitas outras reuniões para tratar do tema. Na quarta-feira (4), o ministro esteve em Cubatão para com a prefeita Márcia Rosa Silva e com representantes de sindicatos.

A Usiminas diz que tem sido afetada pela queda dos preços do aço no mercado internacional, devido a retração da economia mundial. No mercado interno, a siderúrgica diz que também enfrenta redução da procura.

Segundo o Instituto Aço Brasil, o consumo de aço caiu 14% neste ano em relação a 2014 e 22% em comparação com 2013. “Com isso, a siderurgia brasileira tem operado com um nível de capacidade instalada da ordem de menos de 70%. Somam-se os elevados custos de produção e a falta de isonomia competitiva ante a concorrência desleal do aço importado, notadamente da China”, acrescenta a nota.

Um dos altos-fornos da siderúrgica foi desligado em maio deste ano e o laminador de chapas grossas em setembro. A companhia estima que o processo de suspensão das atividades leve de três a quatro meses para ser concluído. Com isso, a produção primária de aço deve ser concentrada na unidade da empresa em Ipatinga (MG).

O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista estima que a desativação da unidade em Cubatão pode causar a demissão de até 8 mil trabalhadores. “Só os funcionários que trabalham dentro da usina, nós estaríamos falando em algo entorno de 8 mil trabalhadores demitidos”, enfatizou o presidente do sindicato, Florêncio Resende de Sá. A empresa não divulgou números oficiais de quantos empregados podem ser dispensados.

Além dos empregos ligados diretamente a operação da siderurgia, Resende lembra que a indústria opera com uma vasta cadeia de fornecedores. “Tem mais de 100 empresas na região que trabalham em função da Usiminas”, ressaltou. São desde empresas que prestam serviços de reparação e montagem de estruturas, até fornecedores de cimento, alimentação, uniformes e equipamentos de proteção.

Por isso, segundo Resende, as categorias envolvidas planejam uma paralisação por tempo indeterminado para a semana que vem. 

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário