one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro real

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Brasilianas.org discute alternativas econômicas para retomar o crescimento

Criado em 15/05/16 12h08 e atualizado em 15/05/16 12h23
Por Brasilianas.org Fonte:TV Brasil

O apresentador Luis Nassif recebe o diretor da MARE Investimentos, Demian Fiocca, o professor do Instituto de Economia da UFRJ, Ernani Torres, e o professor da Escola de Economia da FGV de São Paulo, Leonardo Weller.

Com uma avaliação do desempenho econômico dos últimos anos, é possível começar a pensar em cenários possíveis para 2017. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a produção industrial brasileira, como um todo, recuou 11,4% em março em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas há indícios de melhora em alguns setores: 12 dos 14 ramos econômicos da produção industrial investigados pelo instituto apresentaram leve crescimento na passagem de fevereiro para março deste ano.

Para o órgão de pesquisas estatísticas, o movimento positivo recente foi possível por dois fatores: desvalorização do real frente ao dólar, ajudando no aumento das exportações de produtos brasileiros, e a redução de estoques. O estoque é ruim para a economia porque é capital parado, significa que o empresário investiu na produção ou aquisição de produtos que não estão sendo vendidos, e quanto mais tempo de prateleira, menor o lucro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a balança comercial brasileira fechou o mês de abril com saldo positivo entre importações e exportações de US$ 4,861 bilhões, favorecida sobretudo pelas exportações de commodities e outros produtos de baixo valor agregado. Este é o melhor resultado para os meses de abril desde o início da série histórica em 1989.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário