one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


TRE-DF estima que 200 mil eleitores vão justificar a ausência na capital do país

Imagem:

Compartilhar:

Como justificar a ausência de voto no segundo turno das eleições

Criado em 25/10/12 18h13 e atualizado em 05/01/15 10h13
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Imagem - TRE-DF estima que 200 mil eleitores vão justificar a ausência na capital do país
Todas as cidades brasileiras terão pontos de justificativa de votos para o segundo turno (Valter Campanato/Arquivo ABr)

Com o segundo turno das eleições chegando (a votação em 50 cidades acontecerá no dia 28 de outubro), pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral voltam a ter dúvidas de como fazer a justificativa de voto. Para esclarecer as suas dúvidas, o Portal EBC preparou um guia para você fazer a justificativa eleitoral no dia da votação.

Quem deve fazer a justificativa eleitoral no segundo turno

Há algumas dúvidas sobre quais pessoas devem justificar o voto no segundo turno das eleições. Confira em que situações o voto deve ser justificado.

Minha cidade vai ter segundo turno, mas estou em uma cidade que não vai ter: nesse caso, você deve justificar o voto. Mesmo sem pontos de votação, todas as cidades brasileiras deverão ter locais para a justificativa de votos.

Estou em uma cidade que vai ter segundo turno, mas meu título é de uma que não vai ter: nesse caso, não será preciso fazer a justificativa eleitoral.

Justifiquei o voto no primeiro turno, mas estou na minha cidade no segundo turno: mesmo que você não tenha votado no primeiro, é possível votar no segundo turno. Se você está na cidade, não há como justificar a ausência no dia 28 de outubro.

Em suma: se tiver segundo turno na cidade em que o seu título de eleitor está  registrado, você deverá votar (se estiver na cidade) ou justificar o voto (se estiver fora do domicílio eleitoral).

Qual é o procedimento para justificar o voto no segundo turno

Se você justificou o voto no primeiro turno das eleições, o procedimento é o mesmo: você deverá se apresentar em um ponto de justificativa eleitoral e preencher um formulário. Ele poderá ser obtido na hora ou baixado diretamente do site do TSE.

Imprima aqui o formulário de justificativa

No dia 28 de outubro, você deverá se dirigir a um posto de justificativa eleitoral ou a um ponto de votação (no caso da cidade em que você estiver ter segundo turno) para entregar o formulário.

Caso você não faça a justificativa eleitoral no dia 28 de outubro, terá 60 dias para justificar o voto nas eleições. Caso o eleitor não justifique o voto em três eleições consecutivas, ele terá o título de eleitor cancelado. Sem título, ele perderá alguns direitos como se candidatar a concursos públicos e obter documentos.

Confira mais detalhes sobre justificativa de votos neste outro artigo do Portal EBC

O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência?

Eleitor que não justificar a ausência hoje pode regularizar a situação até dia 27 de dezembro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário