one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitora vota em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Imagem:

Compartilhar:

Eleições Municipais definiram prefeitos e vereadores de 5,5 mil municípios brasileiros

Criado em 11/12/12 07h13 e atualizado em 21/12/12 19h19
Por Portal EBC

Eleições 2012
Avaliação do TSE para as eleições 2012 foi considerada positiva. (Marcello Casal Jr./ABr)

O Brasil foi às urnas no dia 7 de outubro para escolher seus prefeiros e vereadores nas eleições municipais. Eram esperados cerca de 138 milhões de eleitores no pleito, que registrou abstenção de 16,41% nos 5,5 mil municípios. Apenas Distrito Federal e Fernando de Noronha não participaram das eleições. 

A apuração dos votos foi marcada pela rapidez e, nas capitais, se encerrou às 21h30 do domingo, após o resultado final em Cuiabá-MT. Das 26 que participavam das eleições, nove definiram seus prefeitos no primeiro turno, e as outras 17 tiveram segundo turno. Os partidos que mais elegeram prefeitos em capitais no primeiro turno foram o PMDB e o PSB, com duas vitórias em capitais. PDT, PT, PSDB, DEM e PP elegeram um prefeito no primeiro turno das eleições.

Confira o desempenho dos partidos nas eleições municipais:


Tropas federais foram enviadas a alguns municípios para ajudar a garantir a segurança durante as eleições.

Ouça matéria sobre o trabalho das tropas no Rio de Janeiro:


No segundo turno, 25 milhões de brasileiros compareceram às urnas para eleger os prefeitos de 50 cidades com mais de 200 mil habitantes. Apesar do processo ter sido tranquilo, de acordo com a avaliação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aumento do índice de abstenção - para mais de 19% - em relação ao primeiro turno foi um dado preocupante.

Assista a reportagem do Repórter Brasil sobre o 2º turno:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Urna Eletrônica
O segundo turno das eleições foi realizado no dia 28 de outubro (Elza Fiúza/ABr)


A cobertura completa para o primeiro turno das Eleições 2012 foi exibida pela TV Brasil e pelo Portal EBC, com programa especial que mostrou os resultados da apuração em tempo real nas capitais e principais cidades do país.

A EBC, com o Giro Nacional, rodou o Brasil para trazer notícias, análises e resultados das Eleições 2012 também aos ouvintes das Rádios EBC. Via hangout, o Portal EBC transmitiu em imagens, direto do estúdio da Rádio Nacional FM de Brasília. 
 


São Paulo

Disputaram o cargo de prefeito no segundo turno na capital paulista o petista Fernando Haddad e o tucano José Serra. Haddad teve 3.387.720 votos, o que representa 55.57% do total, enquanto José Serra aparece com 2.708.768, 44.43% do total. Foram registrados 6.096.488 (88.40%) votos válidos, 500.578 (7.26%) nulos e 299.224 (4.34%) brancos. O prefeito, que leva São Paulo de volta a um governo petista, teve apoio da presidenta Dilma Rousseff. Em setembro a presidenta Dilma havia dado posse à então senadora, Marta Suplicy no Ministério da Cultura, o que abriu caminho para Partido da República (PR) apoiasse Haddad.

Confira a galeria de imagens da comemoração de Haddad:

 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, ainda em primeiro turno, Eduardo Paes foi eleito para um novo mandato com 2.097.733 votos, equivalente a 64,6% do total de votos válidos. Entre os desafios do prefeito está a preparação da capital fluminense para as Olimpíadas de 2016.

Confira as imagens das eleições municipais no Rio:


Confira a corbertura completa das eleições municipais de 2012

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário