one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espírito Santo

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os cinco candidatos que disputam o cargo de governador do Espírito Santo

Criado em 25/08/14 16h01 e atualizado em 25/08/14 16h03
Por Portal EBC*

Oito mil candidatos disputam vagas de vereador no Espírito Santo
Espírito Santo (brasilescola.com.br)

O Espírito Santo tem 2.653.536 eleitores, conforme dados computados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eles vão escolher entre cinco candidatos aquele que comandará o estado de 2015 a 2018. Com área de 46.078 quilômetros quadrados, o estadosomava, em 2013, 3,839 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual alcançou R$ 97.693 bilhões em 2011, baseado principalmente na indústria extrativa e no comércio.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014
Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Os candidatos

Renato Casagrande (PSB): aos 53 anos, busca a reeleição apoiado pela coligação "Pra Fente Espírito Santo", com 19 partidos (PSB / PSDC / PSL / PP / PRTB / PT do B / PPS / PR / PSC / PSD / PTC / PC do B / PV / PHS / PTN / PPL / PMN / PRB / PTB). Seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado estadual em 1990, já filiado ao ao seu atual partido. Em 1994 foi eleito vice-governador na chapa de Vitor Buaiz e na eleição seguinte disputou uma vaga ao governo, onde alcançou o terceiro lugar. Foi eleito deputado federal em 2002 e, em 2006, se elegeu senador. Seu vice é Fabrício Gandini (PPS). 

Camila Valadão (Psol): A assistente social e professora tem 29 anos e disputa o cargo pela primeira vez. Deu início a sua vida política como militante no movimento estudantil, participando diretamente do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social e do Diretório Central dos Estudantes. Filiada inicialmente ao PT, deixou o partido em 2005, passando a militar pelo Psol. Seu vice é o pedagogo Wilson Júnior, também do Psol.

Mauro Ribeiro (PCB): O servidor público estadual Mauro Ribeiro, de 46 anos, é candidato pelo PCB, em coligação com o PSTU, formando a "Frente Classista e Socialista". Natural da capital do Espírito Santo, Vitória, Mauro Ribeiro é técnico de transporte pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Servidor público da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) desde a década de 1990, já foi presidente da Associação dos Empregados da Ceturb. Seu candidato a vice é o jornalista Aurélio Carlos (PCB). 

Paulo Hartung (PMDB): O economista e ex-governador do estado, de 57 anos, concorre pelo PMDB e tem apoio de uma coligação de sete partidos (PMDB / PSDB / DEM / SD / PEN / PROS / PRP). Já foi o deputado estadual e, em 1998, foi eleito o senador mais votado do Espírito Santo com pouco mais de 780 mil votos válidos. Em 2002, foi eleito governador do Espírito Santo e reeleito com 77,27% dos votos válidos, o maior percentual do Brasil para o cargo. Completa a chapa o deputado e candidato a vice César Colnago (PSDB).

Roberto Carlos (PT): Deputado estadual, de 49 anos, está coligado com o PDT, formando a chapa "Com a Força do Povo Capixaba". Iniciou sua vida política participando no movimento estudantil e desde 1987 é filiado ao seu atual partido. Concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2004,sendo eleito eleito vereador de Serra e logo reeleito quatro anos depois para mais um mandato. Em 2010, chegou à Assembleia Legislativa, onde também ocupou o cargo de primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Sua vice é a professora de ensino superior Célia Maria Vilela Tavares (PT). A candidatura de ambos foi indeferida, mas eles recorreram.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário