one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff e Aécio Neves disputam o 2° turno das Eleições para Presidente da República

Imagem:

Compartilhar:

Dilma e Aécio decidirão eleição para presidente em segundo-turno

Criado em 05/10/14 19h54 e atualizado em 05/01/15 09h25
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Dilma Aécio
Dilma e Aécio estão no segundo turno (Arte: Portal EBC)

A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A petista somou 41,59% dos votos contra 33,55% do tucano. Em terceiro lugar ficou Marina Silva (PSB) com 21,32%. 

Saiba como foi a votação entre os presidenciáveis por estado

Confira perfil de Aécio Neves

Confira perfil de Dilma Rousseff

Consulte cobertura completa das eleições 2014 no Portal EBC

Para ser eleito em primeiro turno, um dos candidatos teria que ter obtido  mais da metade dos votos, o que não aconteceu. Com resultado, os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 26 de outubro, das 8h às 17h, para decidir entre as duas concorrentes. A petista foi a mais votada 15 estados, Aécio liderou em dez e Marina em dois. 

Entre as regiões do país, Dilma ficou na frente no Nordeste e no Norte. Aécio dominou Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Entre os votos no exterior, Aécio também ficou na frente, em segundo apareceu Marina e em terceiro Dilma. 

Dilma disputa a reeleição amparada por uma ampla aliança política que compôs a coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. Já Aécio faz parte da coligação “Muda Brasil”, composta pelos partidos PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B. Para o segundo turno, os candidatos devem buscar apoio de partidos que ficaram de fora da corrida presidencial. O principal apoio em discussão é o de Marina Silva, com o PSB. Até agora a candidata não revelou oficialmente se apoiará algum candidato. 

Atrás de Dilma, Aécio e Marina, aparecem Luciana Genro (Psol), com 1,55%;  Pastor Everaldo (PSC), 0,75%;  Eduardo Jorge (PV), 0,61%;  Levy Fidelix (PRTB), 0,43%; Zé Maria (PSTU), 0,09% e Eymael (PSDC), 0,05% e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,04%.

O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado (11). A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário