one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estruturas temporárias serão utilizadas em eventos esportivos para não tornar projetos mais caros

Imagem:

Compartilhar:

Fifa aceita reduzir exigências para baixar custos em estruturas provisórias das copas das Confederações e de 2014

Criado em 30/01/13 18h43 e atualizado em 30/01/13 19h02
Por Vladimir Platonow Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Estruturas temporárias serão utilizadas em eventos esportivos para não tornar projetos mais caros
Estruturas temporárias serão utilizadas em eventos esportivos para não tornar projetos mais caros (Prefeitura Municipal Estãncia Climática São Bento do Sapucaí / www.saobentodosapucai.sp.gov.br)

Rio de Janeiro – A Federação Internacional de Futebol (Fifa) aceitou flexibilizar as exigências referentes às instalações provisórias que serão montadas para a Copa das Confederações e para a Copa de 2014, com o objetivo de baixar os custos em até 15%. A informação foi confirmada hoje (30) pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante a apresentação do cartaz oficial da Copa de 2014.

As instalações provisórias são equipamentos como tendas e salas desmontáveis, que servem de apoio aos funcionários e à imprensa durante o evento, mas que não precisam ser incluídas nos projetos permanentes dos estádios, para não encarecer ainda mais os custos.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernando, explicou que o objetivo é adequar os gastos com as estruturas com os preços normalmente praticados pelo mercado, pois os orçamentos preliminares estavam apontando valores muito superiores.

Segundo ele, desde o início, o compromisso com a montagem das instalações temporárias necessárias para o evento foi assumido pelas cidades-sede, que firmaram documento com a Fifa para ter direito de sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

“Só que, quando esse acordo foi firmado, os valores ainda não estavam dimensionados. Numa primeira tomada de preço, os [valores do] mercado estavam bem acima do que se previa e bem acima do custo de instalações temporárias em eventos semelhantes”, disse.

Segundo ele, o governo brasileiro - em conjunto com o Comitê Organizador Local, com a Fifa e com as cidades-sede – tomou a iniciativa no sentido de intervir para reduzir eventuais exigências que talvez não fossem tão críticas para a Copa das Confederações. “Era importante dar aos fornecedores um sinal claro de que não serão tolerados eventuais abusos de preços nas instalações temporárias”.

O cartaz da Copa de 2014 mostra um mapa do Brasil formado por duas pernas de jogadores de futebol disputando uma bola, além de trazer no alto imagens que remetem a características brasileiras, como plantas, animais e símbolos regionais, incluindo grãos de café, uma baiana, o jogo de capoeira, um pandeiro e uma cuia de chimarrão.

A peça publicitária foi apresentada pelos embaixadores da Copa de 2014, todos ex-jogadores de futebol campeões do mundo: Amarildo (Copa de 1962), Carlos Alberto Torres (1970), Bebeto (1994) e Ronaldo Nazário (1994 e 2002). Mario Lobo Zagallo, que também é embaixador da Copa, não participou da cerimônia, mas enviou um vídeo saudando a todos. Além deles, faz parte do grupo a jogadora Marta, escolhida cinco vezes a melhor do mundo.

Edição: Tereza Barbosa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário