one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O argentino Lionel Messi, jogador do Barcelona, é o melhor jogador do mundo desde 2009

Imagem:

Compartilhar:

Messi é eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva

Criado em 07/01/13 15h47 e atualizado em 07/01/13 19h14
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Lionel Messi
O argentino Lionel Messi, jogador do Barcelona, é o melhor jogador do mundo desde 2009 (Foto: prettyfriendship/Creative Commons)

O argentino Lionel Messi, de 25 anos, é, mais uma vez, o melhor jogador o mundo. Messi venceu a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva e tornou-se o maior vencedor da premiação, criada em 1991 e unificada em 2011 com o tradicional prêmio Ball d'Or, concedido pela revista francesa France Football. Eleito o melhor atleta do esporte por treinadores e capitães de seleções nacionais de 209 países filiados à Fifa, mais 49 jornalistas escolhidos pela France Football, Messi bateu o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o companheiro de time Andrès Iniesta, os outros dois finalistas.

Quatro vezes o melhor do mundo, Messi faz história ao superar o atacante brasileiro Ronaldo e o meia francês Zinedine Zidane, que até então detinham, ao lado do próprio Messi, o maior número de prêmios: três. Ronaldo venceu em 1996, 1997 e 2002 e Zidane foi o escolhido em 1998, 2000 e 2003. Messi faturou as edições de 2009, 2010, 2011 e agora, com a conquista de 2012, se isola como maior vencedor. Na temporada 2011/2012, o argentino não colecionou tantos títulos quanto na temporada anterior, mas pulverizou recordes e fez história: tornou-se o maior artilheiro de uma única edição da Liga dos Campeões, com 14 gols, igualando-se ao brasileiro Mazzola na edição 1962/1963 pelo Milan, marcou cinco vezes em um mesmo jogo da maior competição européia e balançou as redes 91 vezes em 69 partidas, superando o alemão Gerd Müller, que em 1972 marcou 85 gols pelo Bayern de Munique e que, até Messi, sustentava o título de maior goleador em um mesmo ano.

Jornalistas da EBC analisam escolha de Messi e derrota de Neymar no Prêmio Puskas. Ouça:

André Luís Mendes, da Rádio Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Bruno Mendes, apresentador do Bate Bola Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Também foi escolhida a seleção ideal do mundo, com dois brasileiros: os laterais Daniel Alves e Marcelo. O melhor técnico do ano foi o espanhol Vicente Del Bosque, vencendo Pep Guardiola e José Mourinho. Ele recebeu o prêmio das mãos do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão. A melhor jogadora do ano foi a atacante americana Abby Wambach, vencendo a americana Alex Morgan e a brasileira Marta.

André Luís Mendes acha que Messi não deve ser hors-concours ao prêmio Bola de Ouro. Saiba por que:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O ex-jogador Franz Beckenbauer foi homenageado com o Prêmio Presidencial, uma honraria concedida por sua atuação dentro e fora das quatro linhas. E o autor do gol mais bonito do ano, eleito em votação popular, foi o eslovaco Miroslav Stoch, do Fenerbahce, pelo gol marcado pelo Campeonato Turco contra o Genclerbirligi, superando o brasileiro Neymar, que disputava o bicampeonato no prêmio com um tento marcado em cima do Internacional na Libertadores de 2012.

Neymar estará entre os top 3 dos melhores do mundo em 2013? Apresentador do Bate Bola Nacional opina:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário