one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Confederação Brasileira Desportos Aquáticos tem cerca de 30 atletas que usam piscinas e o tanque de saltos do parque aquático.

Imagem:

Compartilhar:

Governo pretende enviar ainda este ano ao Congresso medida provisória para renegociar dívidas de clubes

Criado em 08/04/13 11h24 e atualizado em 08/04/13 11h32
Por Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

A Confederação Brasileira Desportos Aquáticos tem cerca de 30 atletas que usam piscinas e o tanque de saltos do parque aquático
Caso os clubes desrespeitem a negociação, além das sanções legais, também poderão ser punidos nas competições.(desportosaquaticos.pa.gov.br / Governo do Pará)

Rio de Janeiro – O secretário nacional de Futebol do Ministério do Esporte, Antônio Nascimento, disse hoje (8) que o governo pretende enviar ainda neste ano uma medida provisória (MP) ao Congresso Nacional para renegociar as dívidas dos clubes brasileiros. Segundo Nascimento, as dívidas com a União superam os R$ 2,2 bilhões, devido à falta de pagamento de impostos e contribuições previdenciárias.

O texto ainda está sendo preparado pelo Ministério do Esporte, mas deve prever o parcelamento das dívidas em 20 anos e o abatimento do valor total por meio de investimentos sociais ou em esportes olímpicos.

Se um clube gasta R$ 100 mil para manter uma piscina em funcionamento, por exemplo, e a usa para fazer projetos sociais que beneficiem uma comunidade carente, ele poderá abater um valor superior a esse do total da dívida.

Caso o acordo de renegociação com os clubes seja desrespeitado, o projeto deve prever, além das sanções legais existentes hoje para dívidas com a União, que os clubes sejam punidos nas competições.

“O fundamental nesse projeto é a possibilidade de perda de pontos dos clubes. Estamos vendo, juridicamente, como fazer isso. A própria CBF [Confederação Brasileira de Futebol] é a favor disso. Processar um dirigente de clube leva anos. Mas se o clube for rebaixado [por causa da perda de pontos], esse dirigente não consegue sair de casa e encarar os torcedores”, disse Nascimento.

O projeto prevê renegociação de dívidas para todos os clubes esportivos e não apenas para os times de futebol. Em evento no Rio de Janeiro, na manhã de hoje, o secretário também defendeu a mudança de calendário do futebol brasileiro, adequando-o ao europeu, que tem o  recesso no meio do ano e não no final.

Segundo ele, a medida é fundamental para que clubes possam fazer excursões no exterior, assim como times europeus, e, com isso, conquistar torcedores em outros países. Ele também defendeu uma profissionalização da gestão dos clubes e a renovação dos dirigentes das federações de futebol. Segundo ele, é preciso que o esporte tenha uma participação maior na economia brasileira. Hoje, ele sequer responde por 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário