one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hassan Sheikh Mohamud, recém-chegado à política, ganhou a eleição na Somália com 190 votos

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento elege novo presiente na Somália e EUA elogiam processo

Criado em 11/09/12 21h24 e atualizado em 11/09/12 21h47
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Parlamento elege novo presidente da Somália
Hassan Sheikh Mohamud, recém-chegado à política, ganhou a eleição na Somália com 190 votos (Agência Lusa)

Mogadíscio (Agência Lusa)  – O parlamento da Somália elegeu nesta segunda-feira, 10, um novo presidende do país. Hassan Sheikh Mohamud, recém-chegado à política, ganhou a eleição derrotando o presidente em exercício, xeque Sharif Sheikh Ahmed, com 190 votos, contra 79 do opositor, anunciou o presidente do parlamento, Mohamed Osman Jawari.

Ahmed, que reconheceu a derrota, disse estar “satisfeito por ver a primeira eleição livre e justa na Somália, ao fim de 40 anos”. Dirigindo-se ao seu sucessor, declarou: “Quero congratular o novo presidente pela eleição justa e declarar que estou completamente satisfeito com os resultados”.Em 2011, Mohamud fundou o partido político Paz e Desenvolvimento. Antes, lecionava em vários locais, incluindo o Instituto Somali de Gestão e Desenvolvimento da Administração, em cuja fundação participou em 1999.

O Governo dos EUA felicitou Hassan Sheikh Mohamud pela sua eleição como Presidente da Somália pelo Parlamento local, considerando que o fato encerra uma fase crucial na transição política do país. Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, felicitou o novo Presidente da Somália e o povo somali “por completarem a transição política”.“A eleição representa um marco importante para o povo da Somália e um passo decisivo no caminho para a construção de um Governo representativo”, realçou.

O porta-voz da presidência norte-americana salientou que o Governo dos EUA exorta os líderes da Somália a iniciarem “uma nova era de governabilidade que seja responsável e representativa”.“Exortamos o Presidente Hassan e todos os membros do Parlamento a colaborarem e continuarem a reforçar as instituições democráticas, melhorando a estabilidade e segurança e a qualidade de vida dos cidadãos da Somália”, afirma Carney citado em comunicado.

O porta-voz salientou que os “EUA apoiam o povo da Somália neste momento histórico e continuarão a ser um parceiro daqui em diante”. A transição política na Somália teve início em 2004 com o apoio das Nações Unidas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário