one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Belfast, na Irlanda do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Protestantes fazem marcha na Irlanda do Norte

Criado em 29/09/12 10h53 e atualizado em 29/09/12 11h18
Por Agência Lusa

Belfast, na Irlanda do Norte
30 mil pessoas são esperadas neste sábado na marcha que acontece em Belfast, na Irlanda do Norte (TS Drown/Creative Commons)

Milhares de pessoas começaram a concentrar-se neste sábado (29) de manhã, em Belfast, na Irlanda do Norte, sob alta vigilância policial, para participarem de uma marcha comemorativa da histórica luta dos protestantes para permanecerem no seio britânico.

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas neste desfile, um dos mais importantes organizados pela ordem protestante de Orange. Os participantes devem percorrer uma dezena de quilômetros na cidade até o final do dia.

Várias ruas estão fechadas no centro da cidade e a polícia está em estado de alerta por temer confrontos entre protestantes lealistas, favoráveis à manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido, e republicanos católicos, partidários de uma anexação à Irlanda.

"Trata-se da mais importante operação da polícia em Belfast desde há 20 anos", assegura a BBC.

Os manifestantes vão passar principalmente junto da igreja católica de St. Patrick, num bairro norte da cidade, que foi teatro de confrontos intercomunitários após a passagem de uma fanfarra protestante em julho passado.

As marchas protestantes são organizadas tradicionalmente de abril a agosto, na Irlanda do Norte, sendo o ponto mais alto a parada de 12 de julho, que marca a vitória em 1690 do rei protestante Guilherme III sobre o seu rival católico, Jacques II, e que cada ano dá lugar a violências.

No início de setembro, cerca de 60 policiais ficaram feridos em Belfast, durante duas noites de violências.

Esta nova marcha organizada pelos protestantes é destinada a comemorar a assinatura do "Pacto de Ulster", em 1912, contra um documento que visava dar uma maior autonomia para a Irlanda.

A Irlanda do Norte, uma nação integrada no Reino Unido, conhece há 30 anos violências inter-confessionais, que causaram 3.500 mortos. Em 1998 foram assinados acordos de paz, que conduziram à partilha do poder entre protestantes e católicos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário