one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mais de 3,5 milhões de eleitores compareceram às urnas de Angola (Paulo Novais/Agência Lusa)

Imagem:

Compartilhar:

Resultados preliminares das eleições em Angola apontam vitória do MPLA

Criado em 01/09/12 12h03 e atualizado em 01/09/12 15h03
Por Davi de Castro* Fonte:EBC

Eleitora vota em Angola
Mais de 3,5 milhões de eleitores compareceram às urnas de Angola (Paulo Novais/Agência Lusa) (Paulo Novais/Agência Lusa)

Na manhã deste sábado (1/9), foi iniciado o processo de contagem de votos das eleições da Angola, que começaram ontem (31/8) e transcorreram sem incidentes. Resultados parciais, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), aponta o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) - partido que está no poder desde a independência da Angola, em 1975 - na liderança com 74, 46% . Em segundo lugar vem a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), com 17,94%, seguida da CASA-CE (Coligação Ampla de Salvação de Angola), com 4,53%.

Os dados referem-se à apuração de 58,74% do total de votos recebidos, mais de 3,5 milhões . O resultado definitivo só será conhecido na próxima semana, no entanto, a CNE anunciou que à noite divulgará mais resultados preliminares.

Até agora, a votação vem confirmando o favoritismo do candidato do MPLA e atual presidente da nação, José Eduardo dos Santos, que, se vencer nas urnas, dá continuidade ao mandato que já dura 33 anos.

As eleições deste ano são as terceiras desde que o país conquistou sua independência, em 1975, e as segundas desde o retorno da paz em Angola, em 2002. Participam das votações todas as 18 províncias angolanas, que somam, no total, mais de 9,7 milhões de eleitores. Eles vão escolher o presidente, o vice-presidente e 220 deputados.

Impugnação
O principal partido da oposição, UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), acusa irregularidades no processo eleitoral e ameaça impugnar os resultados nas sessões eleitorais onde seus observadores não tiveram acesso.

*Com informações da RFI

 

LEIA TAMBÉM:

Clima de normalidade predomina nas primeiras eleições gerais livres de Angola

Processo eleitoral em angola transcorre sem incidentes, informa observador brasileiro

Oposição pede impugnação das eleições em Angola

Angola vai às urnas para escolher presidente

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário