one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman esteve presente na Assembleia Geral da ONU, onde seu país foi eleito por 182 votos de um total de 192 votantes

Imagem:

Compartilhar:

Argentina é eleita membro temporário do Conselho de Segurança da ONU

Criado em 18/10/12 20h27 e atualizado em 18/10/12 20h43
Por Télam

Argentina é eleita membro temporário do Conselho de Segurança da ONU
Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman esteve presente na Assembleia Geral da ONU, onde seu país foi eleito por 182 votos de um total de 192 votantes (Télam)

Argentina foi eleita por ampla maioria para ocupar um assento como membro temporário do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para o biênio 2013-2014. É a nona vez que o país ocupa esse posto.

“Esse assento pertence à região e a região terá na América Latina um representante cabal dos interesses tanto do Caribe como da América Latina”, disse o chanceler Héctor Timerman em entrevista coletiva em Nova Iorque.

O Ministro das Relações Exteriores da Argentina esteve presente na Assembleia Geral da ONU, onde seu país foi eleito por 182 votos de um total de 192 votantes, superando os 123 votos mínimos exigidos para entrar no Conselho.

O lugar, ocupado atualmente pela Colômbia, passará para mãos argentinas a partir de 1 de janeiro de 2013, e será compartilhado no primeiro ano com a Guatemala e em 2014 com o Chile.
 
A candidatura da Argentina havia sido aprovada por unanimidade pelo Grupo de países da América Latina e Caribe (Grulac) em 30 de abril deste ano.

Missões da ONU


O país voltará a ocupar um posto temporário no Conselho de Seguranças da ONU pela nona vez desde seu ingresso ao organismo multilateral, sendo que a primeira foi no período de 1948-49 e a última em 2005-2006.

Esse fato converte a Argentina, junto com o Brasil e o Japão, no país que esteve mais vezes no Conselho como membro temporário, um reconhecimento que muitos relacionam com a participação em missões de paz da ONU.

Essas participações, realizadas de forma ininterrupta desde 1958, se concentraram em 37 das 67 missões da ONU, com mais de 45 mil militares e 3600 policiais.

Assembléia Geral

Ao falar no mês passado durante a 67ª Assembléia Geral das Nações Unidas, a presidenta Cristina Kirchner havia afirmado que quando a Argentina ocupa a banca como membro temporário do Conselho de Segurança “devem sentir-se representados todos os países que aspiram a paz como um valor universal”.

“Não pode haver paz no mundo onde não se trate igual a todos os países, não pode haver paz em todo mundo onde haja cada vez mais pobres”, afirmou Cristina em seu discurso em setembro e destacou que “a paz, os direitos humanos, a igualdade e a liberdade” são “valores universais que devem ser respeitados em todas as atitudes por todos os governos”.

O Conselho de Segurança, está formado por um total de 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 temporários que são renovados em sua metade a cada dois anos.

Além de Argentina, os outros candidatos foram Ruanda (representando a África), Coréia do Sul, Butão e Camboja (representando a Ásia) e Austrália, Finlandia e Luxemburgo (representando a Europa Ocidental e outros Grupos)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário