one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleições presidenciais no Equador estão marcadas para fevereiro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Começa a corrida eleitoral para presidência do Equador

Criado em 19/10/12 16h02 e atualizado em 19/10/12 16h59
Por EBC Fonte:Andes

Equador terá eleições presidenciais em fevereiro de 2013
Eleições presidenciais no Equador estão marcadas para fevereiro de 2013 (Andes)

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador aprovou esta semana a convocatória para as eleições gerais de 2013, o que inicia de maneira formal a corrida para a presidência do país. O atual presidente Rafael Correa deve disputar a reeleição, mas seu nome só será oficialmente lançado no dia 10 de novembro após a convenção nacional da Aliança Movimento Patria Altiva e Soberana (PAIS), que apoia seu governo.

Na oposição, o Movimento Criando Oportunidades (CREO) lançou como candidato à presidência o banqueiro Guillermo Lasso, que foi ministro da Economia no governo de Jamil Mahuad, (agosto de 1998 a janeiro de 2000). Mahuad, teve de deixar a presidência em meio a uma crise financeira, protestos indígenas e uma revolta militar liderada por Lucio Gutiérrez.

Também deve lançar seu candidato à presidência a Coordenadora Plurinacional pela Unidade das Esquerdas, formada em 2011 por partidos e movimentos sociais que apoiaram a primeira eleição  de Correa em 2006. Entre os nomes que compõem a agremiação e são possíveis candidatos estão Alberto Costa, ex-ministro de Minas e Energia e Gustavo Larrea, ex ministro de Governo e Segurança Interna, que deixou o governo Correa em 2009.

Duração

Ao todo 11 partidos e movimentos políticos equatorianos devem participar do processo. Entre eles estão o Partido Renovador Institucional Ação Nacional (Prian), Partido Avança, Partido Socialista Frente Ampla  e Partido Roldosista Equatoriano. As candidaturas poderão ser apresentadas a partir desta sexta-feira (19) até o dia 15 de novembro. A campanha eleitoral terá uma duração de 42 dias contados a partir de 04 de janeiro de 2013, até as 23h59 da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.


Além do  Presidente e Vicepresidente da República, serão eleitos 5 representantes para o Parlamento Andino e 137 representantes para a Assembléia Nacional Legislativa.
As candidaturas poderão ser apresentadas a partir desta sexta-feira (19) até o dia 15 de novembro. A campanha eleitoral terá uma duração de 42 dias contados a partir de 04 de janeiro de 2013, até as 23h59 da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.

Aptos a votar

Estão habilitados a votar todos os equatorianos maiores de dezoito anos com direito a exercer obrigatoriamente o voto, assim como pessoas maiores de dezoito anos privadas de liberdade sem sentença condenatória executada. O voto é facultativo aos cidadãos entre dezesseis e dezoito anos, maiores de sessenta e cinco anos e aqueles que habitam no exterior devidamente registrados.

Também votam os integrantes das Forças Armadas e Polícia Nacional em serviço, pessoas com deficiência, analfabetos, estrangeiros a partir dos dezesseis anos de idade que tenham residido legalmente no país por pelo menos cinco anos e tiverem inscritos no Registro Eleitoral para as eleições, por meio das normas previstas na Constituição da República, Lei Orgânica Eleitoral e de Organizações Políticas da República do Equador, Código da Democracia e regulamentos expedidos pelo Conselho Nacional Eleitoral.

O período do mandato do Presidente e Vice presidente da República vai de 24 de maio de 2013 até 24 de maio de 2017. O mandato dos parlamentares vai de 14 de maio de 2013 até 14 de maio de 2017 e dos representantes do parlamento Andino de 19 de maio de 2013 até 19 de maio de 2017.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário