one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dia Mundial da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas

Imagem:

Compartilhar:

Dia da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas

Criado em 12/10/12 14h46 e atualizado em 16/10/12 14h57
Por Agência Lusa

Dia Mundial da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas
Dia Mundial da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas (Tânia Rêgo/Abr)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dedica este ano às cooperativas agrícolas de todo o mundo o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro pela 30.ª vez.

O tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” foi escolhido "para destacar como as cooperativas e organizações de produtores agrícolas ajudam concretamente e de múltiplas formas a garantir a segurança alimentar, a criação de emprego e aliviar as pessoas da pobreza", escreve o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na sua mensagem sobre a data.

Leia também:

870 milhões de pessoas passam fome no mundo

"Para a FAO e os seus parceiros, as cooperativas agrícolas são aliadas naturais na luta contra a fome e a pobreza extrema", sublinha o responsável, lembrando que também as Nações Unidas declararam 2012 o “Ano Internacional das Cooperativas”.

Crise alimentar

Em sua mensagem, o diretor-geral lembra que as últimas três décadas foram "de declínio dos investimentos nacionais na agricultura e na ajuda pública ao desenvolvimento" e lamenta que os compromissos assumidos por muitos países após a crise alimentar de 2007-2008 não tenham sido traduzidos em políticas concretas, programas e recursos financeiros.

"Não se soube tirar partido do aumento dos preços dos alimentos, de 2007-2008, para ajudar os pequenos produtores a encontrarem um caminho para saírem da pobreza", sublinha Graziano, que lembra que "todos os dias, em todo o mundo, os pequenos produtores continuam a enfrentar dificuldades".

Para o diretor-geral, a falta de infraestruturas, o acesso limitado a serviços e informações, ativos produtivos e mercados, bem como a fraca representação na tomada de decisões “impedem os pequenos produtores de alcançar o seu potencial e contribuir para a segurança alimentar - a sua e a de todos”.

Cooperativas

Para o ex-ministro brasileiro e antigo responsável pelo programa Pobreza Zero do governo de Luís Inácio Lula da Silva, a solução para superar estas limitações passa pela reunião dos agricultores em cooperativas e organizações fortes.

“Essas associações podem reduzir os custos dos agricultores, permitindo-lhes adquirir em grupo e beneficiar de melhores preços na compra de fatores de produção agrícola, assim como tornam possível aos produtores desempenhar um papel ativo na tomada decisões e na formulação de políticas”, exemplifica.

Recordando suas prórpias palavras, quando afirmou que existem no mundo os meios para eliminar a fome e a subnutrição, Graziano da Silva insiste que o que falta "é a criação de um ambiente favorável que permita aos pequenos produtores tirar pleno partido das oportunidades disponíveis". "As cooperativas e as organizações de produtores fortes têm um papel essencial a desempenhar", sublinha.
O diretor-geral garante ainda que a FAO, em conjunto com as Nações Unidas e outros parceiros, "continuarão a fortalecer e a apoiar as cooperativas, como atores chave, para abrir a porta a novas oportunidades" e para melhorar a segurança alimentar num mundo mais sustentável.

Segundo a FAO, uma cooperativa é uma associação de mulheres e homens que se juntam para formar uma empresa de propriedade conjunta, democraticamente controlada, em que a obtenção de lucro é apenas parte da história. “As cooperativas colocam as pessoas acima do lucro", sublinha a entidade. "Elas ajudam os seus membros a concretizar as suas aspirações sociais, culturais e econômicas. Uma cooperativa é uma empresa social que promove a paz e a democracia".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário