one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grécia enfrenta nova greve contra medidas de austeridade

Imagem:

Compartilhar:

Em meio à greve, Bruxelas anuncia fim da missão da ‘troika’ à Grécia

Criado em 17/10/12 16h54 e atualizado em 18/10/12 14h41
Por Agência Lusa e Télam

Grécia enfrenta nova greve contra medidas de austeridade
Grécia enfrenta nova greve contra medidas de austeridade (Foto: Télam)

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (17) que representantes da ‘troika’ – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – concluíram a sua visita à Grécia, e espera para os próximos dias um acordo sobre a revisão do programa de ajuste.

Em comunicado, o executivo aponta que, durante a missão, equipes da Comissão, BCE e FMI discutiram com as autoridades gregas as políticas necessárias para restaurar o crescimento, o emprego e a competitividade, garantir a sustentabilidade orçamental de uma forma socialmente equilibrada, e reforçar o sistema financeiro, tendo chegado a acordo “na maioria” das questões de fundo.

Apontando que as discussões sobre os pontos ainda em aberto vão prosseguir a um nível mais técnico, a Comissão diz esperar que um acordo final seja alcançado “nos próximos dias”, acrescentando que as questões financeiras serão discutidas entre os credores oficiais e Atenas.

A Grécia aguarda uma aporte de 31,5 bilhões de euros, cujo desembolso está bloqueado desde junho pelos seus credores, que aguardam a adoção de um novo pacote de medidas de consolidação orçamental e reformas.

Greves

Apesar do otimismo do governo grego em relação ao empréstimo, a resposta da população foi uma nova greve geral contra as medidas. Os médicos abondaram seus postos de trabalho desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira e só tratarão casos de urgência. No rádio e na televisão também não há notícias, devido à greve de 24 horas iniciada pelos jornalistas. Advogados e escrivães também deixaram seus postos.

Para esta quinta-feira estão previstas outras greves de 24 horas, de empregados públicos, como correio e ferroviários. Os maiores sindicatos de transporte, GSEE e ADEDY, anunciaram que existem fortes atrasos e cancelamentos no transporte de curta e média distância e no transporte aéreo, onde os controladores fizeram uma greve de três horas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário