one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisas mostram que pequenos agricultores agindo sozinhos tendem a não se beneficiar quando o preço do alimento sobe, mas agindo coletivamente em organizações de produtores e cooperativas estão mais aptos a aproveitarem as vantagens do mercado

Imagem:

Compartilhar:

FAO espera que em 2015 número de pessoas com fome caia pela metade

Criado em 15/10/12 17h25 e atualizado em 15/10/12 20h07
Por Agência Lusa

FAO espera que em 2015 número de pessoas com fome caia pela metade
Número de pessoas com fome no mundo foi reduzido em 132 milhões desde 1990 (©FAO/Olivier Asselin photo-library@fao.org)

Agência Lusa - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) confia que em 2015 se possa alcançar o Objetivo do Desenvolvimento do Milênio que prevê reduzir para metade o número de pessoas com fome.

Segundo explicou hoje o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, alcançaram-se importantes avanços nesta área, já que foi reduzido em 132 milhões o número de pessoas com fome desde 1990 no mundo.

Segurança alimentar

Nos países em desenvolvimento, a população com fome passou de 23,2% para 14,9%. O diretor-geral admitiu em comunicado que existem cerca de 870 milhões de pessoas que passam fome, um número que aumentou principalmente na África e no Oriente Médio.

"O progresso na redução da fome parou desde 2007", advertiu depois da sessão inaugural da reunião da Segurança Alimentar Mundial (SAM).

O responsável da FAO definiu o Comitê de Segurança Alimentar Mundial como a "pedra angular da nova administração global que estamos construindo juntos" e instou os integrantes da SAM a trabalharem juntos pelo desenvolvimento do investimento agrícola "responsável".

Fome Zero

Durante a reunião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo à ação através de um vídeo em que pediu aos participantes a "eliminação da fome".
Nesse sentido, Graziano da Silva acrescentou: "À medida que renovamos e incrementamos o nosso compromisso de alcançar o Objetivo do Desenvolvimento do Milênio de redução da fome, procuramos ir mais além, até sua total erradicação, já que, quando se trata da fome, o único número aceitável é o zero".
O objetivo do "Desafio Fome Zero" inclui a procura da sustentabilidade de todos os sistemas alimentares, o aumento das oportunidades para os pequenos agricultores, a redução das perdas de alimentos, um maior acesso aos alimentos e o fim da desnutrição no mundo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário