one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


18 milhões de eleitores devem ir às urnas na eleição presidencial da Venezuela deste domingo (7)

Imagem:

Compartilhar:

Integração da Venezuela ao Mercosul deve ser concluída ainda este ano

Criado em 19/10/12 15h18 e atualizado em 19/10/12 15h24
Por Télam

Venezuela
Na Venezuela, o voto não é obrigatório como no Brasil. ( ruurmo / Creative Commons)

A secretaria executiva da Comissão Presidencial para a Adesão da Venezuela ao Mercosul, Isabel Delgado, afirmou esta sexta-feira (19), que a adequação normativa para o ingresso do país caribenho “em boa parte estará concluída até o final do ano”.

“O que estamos fazendo é terminar a definição das tarefas restantes, mas Venezuela já é membro pleno, e neste momento estamos definindo datas para que entrem em vigência algumas obrigações e direitos” disse Delgado à Télam.

A funcionária venezuelana explicou que as tratativas entre os países membro se referem à nomenclatura tarifária, a tarifa externa comum e os diferentes programas de liberação, entre outros aspectos.

 

Normas

Quanto à incorporação do acervo normativo do bloco regional hoje vigente, se prevê que Venezuela adote um conjunto de decisões, resoluções e diretrizes de forma gradual, em um prazo máximo de quatro anos. “Já se fixaram cronogramas para a entrada em vigência de muitas normas, outras estão sendo definidas com muita rapidez, enquanto se chega a um acordo referente ao funcionamento interno”, afirmou Delgado.

A titular da Comissão destacou que “em grande medida os trabalhos se desenvolveram durante os seis anos que durou o processo de aprovação do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, por parte dos países do bloco”.

O ingresso venezuelano atrasou devido à demora do Parlamento do Paraguai, mas após sua suspensão do Mercosul, devido à destituição do presidente Fernando Lugo, os demais sócios (Argentina, Brasil e Uruguai) deram luz verde à ampliação.

Delgado considerou que a integração plena da Venezuela “fortalecerá a América do Sul, cujos governos tomaram medidas importantíssimas nos últimos anos, que tem impulsionado um grande crescimento econômico, ainda no marco da forte crise financeira internacional”.

Missão Mercosul

 

O governo da Venezuela reforçou nas últimas semanas dua decisão de somar-se ao bloco, mediante a criação da Missão Mercosul, “uma estrutura que tem por objetivo dar soluções integrais a determinadas realidades”, disse Delgado.

Entre as expectativas favoráveis ao bloco reforçado, nas últimas semanas o vice presidente do Banco Central da Venezuela, Eudomar Tovar, destacou a oportunidade de impulsionar o Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre), como opção ao uso de dólar como divisa para o intercâmbio comercial.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário