one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


18 milhões de eleitores devem ir às urnas na eleição presidencial da Venezuela deste domingo (7)

Imagem:

Compartilhar:

Unasul elogia processo eleitoral na Venezuela

Criado em 08/10/12 16h43 e atualizado em 08/10/12 20h33
Por EBC Fonte:Télam

Expectativa de 18 milhões de eleitores na eleição presidencial da Venezuela
Mais de 80% dos eleitores compareceram para votar este domingo (7) na Venezuela (Boris Vergara / EPA)

Durante coletiva de imprensa, o titular da missão de acompanhantes eleitorais da Unasul destacou a tarefa do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que “dá confianças e garantias de ser um árbitro transparente e sério”, agradeceu a “predisposição de todos os setores” para um Conselho Eleitoral da Unasul e valorizou a postura da oposição, que “tem estado aberta ao diálogo”.
O ex-presidente argentino, afirmou que a eleição venezuelana representou um duplo desafio “porque se tratava de uma das poucas organizações multinacionais e porque era sua primeira missão”, desde que foi criado o Conselho.

Leia também:

Patriota cumprimenta Hugo Chávez pela reeleição

Kirchner, Castro, Correia e Morales parabenizam Chávez pela reeleição

Chávez diz que governará com a oposição

Hugo Chávez é reeleito presidente da Venezuela

Legitimidade

“Nosso reconhecimento e felicitação ao grande soberano, o povo venezuelano, que deu uma demonstração impactante da vocação e compromisso democrático, com um sistema altamente confiável e de excelência técnica”, disse Alvarez.

O delegado admitiu que “até pessoas bem intencionadas duvidavam de como se ganhavam as eleições na Venezuela, mas o que ser viu levou por terra todas as suspeitas, a dos mal intencionados e dos ingênuos”.

 Alvarez também saudou o presidente Hugo Chávez, “legitimado nas urnas” e comemorou o fato de ter sido “testemunha da festa da democracia venezuelana e de um feito histórico que impacta na região e no mundo”.

Democracia

“A América Latina custou muito a recuperar a democracia. Custou mortes, desaparecimentos, torturas. Como não nos comovermos quando vemos filas enormes, quando vemos pessoas de 90 anos querendo votar?”, perguntou o chefe da missão da Unasul.

A delegação entregou ao Conselho Nacional Eleitoral venezuelano um relatório sobre o trabalho de acompanhamento da eleição, com recomendações e sugestões. O documento também será encaminhado para o secretario geral da Unsasul, Alí Rodriguez e a Diplomacia do Peru, país que ocupa a presidência pró-tempore do bloco sulamericano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário