one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Região do Caribe em destaque é disputada pela Colômbia e Nicarágua

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia não acata decisão de Haia e ameaça desconhecer a Corte

Criado em 22/11/12 10h18 e atualizado em 22/11/12 12h13
Por Agência Télam

Mapa do litígio Colômbia e Nicarágua
Região do Caribe em destaque é disputada pela Colômbia e Nicarágua (Zero Gravity/Wikimedia Commons)

Buenos Aires, 21 de novembro, (Télam) – O governo da Colômbia continua sem acatar a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que na segunda-feira (19) concedeu à Nicarágua uma área do mar do Caribe que estava em disputa. A  Colômbia mantém a sua frota armada na zona e advertiu publicamente que analisa a possibilidade de desconsiderar a jurisdição do tribunal.

O Comandante da Marinha colombiana, almirante Roberto Garcia, revelou que Juan Manuel Santos, o presidente do país, ordenou que se mantenha a soberania da jurisdição colombiana que historicamente foi reconhecida há 200 anos, até que o governo defina qual atitude será tomada com respeito à sentença da corte internacional, conforme reportou o jornal El Espectador e a emissora de rádio, Caracol.

García afirmou que em virtude dessa ordem a Marinha segue patrulhando o meridiano 82, considerado pela Colômbia como a fronteira de suas águas com as da Nicarágua, e cujo limite foi modificado pela CIJ.

Enquanto isso, a chanceler María Angela Holguín anunciou que o governo estuda seriamente a possibilidade de que o país abandone o pacto mediante o qual reconhece a jurisdição da CIJ, iniciando contatos com organizações internacionais e países vizinhos em busca de adesão.

A chanceler colombiana também adiantou que já escreveu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; e ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, apelando para ferramentas do Tratado de Solução Pacífica para Controvérsias, do Pacto de Bogotá, e que podem ser úteis à posição da Colômbia.

Na última segunda-feira, a CIJ confirmou a soberania colombiana sobre sete ilhotas do arquipélado de San Andreas, Providencia e Santa Catalina; e concedeu à Nicaragua uma ampla porção de mar ao leste do meridiano 82, o qual a Colômbia reinvidicava como fronteira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário