one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ex-presidente Lula em discurso no Moçambique

Imagem:

Compartilhar:

Lula diz que Brasil está "predestinado" a cooperar com a África

Criado em 20/11/12 09h57 e atualizado em 20/11/12 15h31
Por Agência Lusa

Presidente Lula em Moçambique
O ex-presidente Lula durante discurso em Moçambique (Agência Lusa)

Maputo, 20 nov (Lusa) - O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta terça-feira (20) em Maputo (Moçambique) que o seu país está "predestinado" a cooperar com a África pela contribuição multifacetada que o continente deu na construção da nação brasileira.

Falando para um grupo de gestores de empresas brasileiras e moçambicanas na "Conferência Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável", Lula enfatizou que o preço dos sacrifícios que África consentiu na construção da nação brasileira "é impagável".

"O trabalho que o Brasil tem de fazer a favor de África é o resultado de algo que está predestinado, porque durante muito tempo os africanos contribuíram para o que o Brasil fosse o que é hoje", afirmou o ex-chefe de Estado brasileiro, invocando a influência da população africana na construção da nação brasileira.

Lula comentou a mudança na lógica da política internacional do Brasil, com uma aposta na parceria econômica e comercial com a África, de forma a alterar o anterior paradigma em que os países mais pobres viviam da dependência em relação aos EUA e Europa.

"Essa dependência deve ser vista como um desafio para resolver os problemas dos pobres e o Brasil tem um papel extraordinário a desenvolver nesse capítulo", realçou Lula.

Para o ex-chefe de Estado brasileiro, a saída para a crise que as economias mais desenvolvidas enfrentam pode passar por uma maior aposta na cooperação com a África, uma vez que o continente é um importante destino para os investimentos, consumo e crédito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário