one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas do governo enfrentam rebeldes na Síria

Imagem:

Compartilhar:

UE classifica oposição síria como legítima

Criado em 19/11/12 20h07 e atualizado em 19/11/12 20h17
Por Télam

Conflitos na Síria
Conflitos na Síria (Télam)

A União Europeia (UE) celebrou nesta segunda-feira (19) a formação de uma nova coalizão opositora na Síria, que coordena os grupos que lutam para derrotar o governo de Bashar Al Assad há mais de um ano e meio e a qualificou como “representante legítima das aspirações do povo sírio”.

Apesar do posicionamento, os chanceleres europeus reunidos em Bruxelas não chegaram a dar reconhecimento diplomático à oposição, pois essa decisão deve ser feita por cada estado membro.
A Coalizão Nacional para as Forças da Revolução e a Oposição Síria (CNFROS) dominada pelo Conselho Nacional Síria (CNS), se formou após um acordo político entre cerca de 60 integrantes que representam todos os grupos da oposição, inclusive as formações militares rebeldes.

A CNFROS, que busca acabar com a divisão da oposição síria e contempla a formação de um governo de transição depois de obter o reconhecimento internacional, é presidida pelo clérigo moderado Ahmed Muaz al Jatib.

Para o bloco dos 27, o acordo realizado pelos diferentes grupos rebeldes em Doha no último dia 11 de novembro supõe um “grande passo adiante para a necessária união da oposição síria”. A UE expressou sua confiança em que a CNFROS “continue trabalhando para conseguir total inclusão, subscrever os princípios dos direitos humanos e a democracia e comprometer-se com todos os grupos de oposição e todas as seções da sociedade civil síria”.

Os chanceleres europeus pediram ainda aos opositores que apresentem seu programa “para uma transição política” com vistas a criar uma “alternativa credível ao atual regime”.
Na última semana, a França se converteu no primeiro país europeu a reconhecer oficialmente a CNFROS, posição compartilhada posteriormente por outros governos europeus.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário