one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


União Europeia quer continuidade do Protocolo de Quioto

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia defende manutenção do Protocolo de Quioto

Criado em 23/11/12 12h00 e atualizado em 23/11/12 12h14
Por Agência Lusa

Aquecimento global
União Europeia quer continuidade do Protocolo de Quioto (Andrea Della Adriano/Creative Commons)

Bruxelas, 23 nov (Lusa) – A União Europeia (UE) defende um segundo período de vigência, até 2020, do Protocolo de Quioto sobre redução de emissões de gases de efeito estufa, enquanto um novo acordo mundial para combater o aquecimento global permanece em discussão.

A continuidade do Protocolo de Quioto, assinado em 1997, será ponto central da agenda da 18.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP18) que ocorre na capital do Qatar, Doha, entre segunda-feira (26) e 7 de dezembro.

Leia também:

Países voltam a debater compromissos contra efeitos das mudanças climáticas

A posição oficial da UE foi assumida em outubro pelos ministros do Ambiente dos 27 estados-membros e confirmada pelo Parlamento Europeu, mantendo o compromisso de redução das emissões de gases de estufa para manter os níveis de aquecimento global dentro do limite de mais dois graus celsius.

Da reunião internacional de Doha, que reunirá representantes de 194 países, a UE espera “que se progrida de forma equilibrada em relação a todos os elementos do pacote acordado” na 17.ª conferência, realizada em Durban, na África do Sul, em 2011.

O objetivo da conferência de Doha é alcançar um novo acordo a nível mundial que seja juridicamente vinculativo, para ser assinado em 2015 e entrar em vigor em 2020, segundo a chamada Plataforma de Durban.

O compromisso assumido em 2011 implica também que até 2020 se aumente, a nível global, a “ambição relativa à atenuação dos efeitos das alterações climáticas”.

A UE irá ainda reiterar o seu empenho no combate às alterações climáticas, nomeadamente no compromisso assumido de até 2020 reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 20 por cento, em relação aos níveis de 1990.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário