one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo afirma que paga pelo repasse de energia excedente da Hidrelétrica de Itaipu para o Brasil.

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai estuda interromper venda de energia para Brasil e Argentina

Criado em 18/12/12 16h10 e atualizado em 18/12/12 16h21
Por Prensa Latina

Brasil não foi comunicado da decisão do Paraguai de suspender repasse de energia
Usina Hidrelétrica de Itaipu  (Ascom Itaipu)

O governo paraguaio anunciou que planeja interromper a venda de energia produzida pelas hidrelétricas de Itaipú e Yaciretá a Brasil e Argentina, seus sócios na administração das usinas. A chancelaria do país informou que uma comissão do Executivo prepara uma proposta para a modificação dos tratados, mediante os quais divide a energia proveniente das usinas em partes iguais com os países vizinhos.

A possibilidade de cessar a venda foi mencionada nos últimos meses pelo governo, ante a suspensão do país na Unasul e no Mercosul após a destituição do presidente Fernando Lugo. As ameaças, que faziam parte da discussão política em torno do novo governo paraguaio, passaram a ter outra conotação após o anúncio de que uma comissão governamental encarregada de preparar modificações aos tratados.

Leia também:

Proposta de reajuste da tarifa por energia do Paraguai é desconhecida oficialmente

Intenção do governo paraguaio de não fornecer energia ao Brasil tem que ser submetida ao Congresso

Energia de Itaipu é paga, diz Itamaraty

O tema foi tratado publicamente pelo ministro das Relações Exteriores, José Fernández, no momento em que o país passa por dificuldades no sistema elétrico, sofrendo longos apagões nas áreas residenciais.

Nesta terça-feira (18), a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) chegou ao limite de sua capacidade de distribuição de energia, segundo anunciou seu presidente Carlos Heisele. “Temos que ser sinceros e dizer que estamos em uma crise de energia elétrica”, afirmou. Heisele também adiantou que serão tomadas medidas preventivas, inclusive com a possibilidade de cortes em casos de extrema necessidade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário