one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Halimah Yacob

Imagem:

Compartilhar:

Cingapura, pela primeira vez, terá uma mulher na Presidência do Parlamento

Criado em 09/01/13 08h42 e atualizado em 09/01/13 08h57
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Halimah Yacob
Halimah Yacob (Wikimedia Commons)

Brasília – Pela primeira vez, Cingapura (na Ásia) terá uma mulher como presidenta do Parlamento. A advogada e atual ministra de Assuntos Sociais e Família, Halimah Yacob, de 58 anos, comandará o Parlamento do país.

Cingapura adota como sistema político a República Parlamentarista, em que o presidente e o vice-presidente da República exercem funções administrativas, e o primeiro-ministro é responsável pelas decisões políticas e econômicas.

Yacob foi designada candidata pelo primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, que conta com o apoio do Partido de Ação Popular (PAP). Loong elogiou Yacob por sua "voz prática e compassiva que ajudou na criação de políticas mais humanas".

A presidenta do Parlamento de Cingapura assumirá também as funções de presidente da República e presidente do Conselho Presidencial. Yacob assume o comando do Parlamento no próximo dia 14. Ela substitui Michael Palmer, que renunciou ao cargo no último dia 19.

Palmer renunciou após admitir uma “conduta imprópria" e o "grave erro" de ter mantido uma relação extraconjugal com uma funcionária que trabalhava na sua área eleitoral. Cingapura tem aproximadamente 5 milhões de habitantes. A população é formada por descendentes de chineses, malaios e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário