one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança se alimentando

Imagem:

Compartilhar:

Diretor da FAO pede apoio de Cuba no combate à fome na América Latina e no Caribe

Criado em 28/01/13 13h28 e atualizado em 28/01/13 13h50
Por Lourenço Canuto Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Criança se alimentando
Para José Graziano, a América Latina e o Caribe só vão alcançar "desenvolvimento sustentável quando acabarem com a fome de 49 milhões de pessoas" (Trokilinochchi/Creative Commons)

Brasília - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano, pediu o apoio de Cuba para a erradicação da fome na América Latina e no Caribe. Segundo o diretor, o país "conseguiu promover a plena erradicação da carência alimentar entre a  população mais pobre".  

"Cuba é um país que tem ampla experiência no assunto e é uma das nações da América Latina e do Caribe que já alcançou o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, relacionado à erradicação da fome", disse Graziano.

Leia também

Graziano defende no Chile que países proponham caminhos para futuro sustentável

Ex-ministro sugere à FAO criação de grupo de países para garantir a segurança alimentar mundial

Ele se encontrou no fim de semana, em Santiago, no Chile, com o chefe do governo cubano, Raul Castro, em reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), entidade que terá Cuba agora na presidência pro tempore. Castro disse que durante o mandato vai elaborar um plano regional para a erradicação da fome na região.

Para José Graziano, a América Latina e o Caribe só vão alcançar "desenvolvimento sustentável quando acabarem com a fome de 49 milhões de pessoas".  De acordo com a FAO, 51% da população da América Central passam fome, enquanto na América Latina e no Caribe o índice chega a 33%. Na América Central, a desnutrição atinge 15% da população, quase o dobro do que é registrado na América Latina e no Caribe, com 8%. Segundo a entidade, 6 milhões de pessoas sofrem com a fome na América Central.  

O diretor-geral da FAO destacou, no encontro realizado na capital do Chile, o apoio prestado por Cuba a diversos países em desenvolvimento nas áreas da educação, saúde e agricultura, inclusive na África.  

O presidente de Cuba defendeu a participação dos países do continente no apoio ao desenvolvimento do Haiti, onde é grave a situação alimentar.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário