one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff

Imagem:

Compartilhar:

Empresários do Brasil e da UE entregarão documento a Dilma

Criado em 23/01/13 18h44 e atualizado em 23/01/13 19h27
Por Mariana Branco Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff
Presidenta Dilma Rousseff (Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – Empresários brasileiros e europeus entregarão amanhã (24) um documento à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pedindo melhores condições para o comércio bilateral entre o Brasil e o bloco econômico. Segundo o empresariado, o investimento caiu em ambas as direções em 2012 na comparação com 2011, recuando 63% do Brasil para a Europa e 28% no sentido contrário.

A entrega das reivindicações acontecerá durante a 6ª Cúpula Brasil-União Europeia, que será realizada no Palácio do Planalto. Hoje (23), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as organizações europeias BusinessEurope e Eurochambre realizam  na sede da CNI, em Brasília, o 6° Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, evento paralelo ao das lideranças políticas, com o fim de discutir comércio e investimentos no âmbito bilateral.

Nas discussões desta quarta-feira, representantes do setor privado brasileiro e europeu atribuíram a retração dos investimentos entre o país e a região a obstáculos como carga tributária e barreiras não comerciais (protecionistas).

“Esses números [de queda no investimento] demonstraram a necessidade de nossos setores privados e nossos governos trabalharem em conjunto. Tornam-se imprescindíveis políticas públicas que mantenham a estabilidade, a previsibilidade das regras e a redução da carga tributária nos investimentos”, disse Paulo Tigre, vice-presidente da CNI. Tigre defendeu ainda “um grande esforço de ampliação do diálogo para remover as barreiras não tarifárias”.

O presidente da Associação Comercial Portuguesa e vice-presidente da BusinessEurope, Jorge Rocha de Matos, disse que “ainda há muito a fazer para dar maior segurança jurídica às empresas europeias no Brasil e às empresas brasileiras na Europa”. Ele destacou que o Brasil é um parceiro econômico importante da União Europeia. “Em 2011, o comércio com o Brasil representou 37% do comércio da União Europeia com a América Latina. Estamos bastante decepcionados com a ausência de progressos. Existem muitas oportunidades não aproveitadas para fomentar o comércio entre os nossos países”, disse.

Além das barreiras ao comércio entre Europa e Brasil, os empresários também discutiram  oportunidades de parcerias comerciais entre o bloco europeu e o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, suspenso até abril do bloco. O encontro empresarial será encerrado com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário