one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As medidas são para tentar conter os impactos da crise econômica na zona do euro

Imagem:

Compartilhar:

Indicador de clima de negócios na União Europeia melhora, mas permanece negativo

Criado em 30/01/13 10h33 e atualizado em 30/01/13 10h47
Por Carolina Gonçalves* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Euro
Indicador de clima de negócios na União Europeia melhora, mas permanece negativo. (Will Spaetzel/ Creative Commons)

Brasília - O principal indicador que mede o clima de negócios na zona do euro melhorou ligeiramente em janeiro, segundo dados divulgados hoje (30) pela Comissão Europeia. Apesar da leve recuperação, o indicador de clima de negócios permanece negativo, registrando -1,09 pontos.

Em dezembro do ano passado, a medida econômica registrava -1,11 pontos. Desde setembro essa taxa permanece negativa. A Comissão Europeia não divulga os dados sobre por estado-membro.

Na manhã de hoje (30), o Banco Central Europeu (BCE) informou que os bancos da zona do euro sinalizaram com o endurecimento das condições para empréstimos bancários nos próximos meses, mesmo que consigam melhorar o volume de acesso a financiamentos.

Representantes de 131 instituições financeiras que atuam na região responderam ao último levantamento trimestral feito pelo BCE sobre empréstimos bancários. Do total, 15% dos bancos ouvidos informaram que os critérios criados para empresas que querem contrair empréstimos devem ficar mais rígidos já no primeiro trimestre do ano. Em 13%, as regras já tinham sido alteradas no último trimestre de 2012.

Pelo levantamento do Banco Central Europeu, realizado entre 14 de dezembro e 10 de janeiro deste ano, o acesso ao financiamento melhorou no quarto trimestre de 2012 e deverá seguir essa tendência durante os primeiros três meses de 2013. A pesquisa mostra, entretanto, que a procura por empréstimos permaneceu fraca.

Outro estudo sobre a situação econômica e financeira na região mostrou, no início da manhã de hoje (30), que o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha em 2012 deve revelar uma queda de 1,37%. Pesquisadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol apontaram que a queda é resultado de um agravamento da recessão no quarto trimestre de 2012, quando o PIB, que mede o conjunto da riquezas produzidas pelo país, despencou 1,8%.

O estudo do INE aponta que a contração é resultado ainda de medidas para reduzir o déficit fiscal, parte do plano de austeridade implantado no país que prevê aumento de impostos sobre consumo e corte do décimo-terceiro salário de trabalhadores.

O cálculo, que ainda é provisório, representa uma estimativa pior do que a apresentada recentemente pelo Banco Central da Espanha, que esperava uma contração de 1,3% em 2012. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a piora da situação no país é consequência de uma redução no consumo interno, que foi compensada parcialmente pelo aumento das exportações.

 

*Com informações da Lusa e da BBC Brasil

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário