one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Xi-Jinping deve ser escolhido também o novo presidente do país

Imagem:

Compartilhar:

Novo líder chinês promete “combate inabalável à corrupção”

Criado em 22/01/13 08h43 e atualizado em 22/01/13 08h47
Por Agência Lusa

Xi Jinping
Xi-Jinping também deve ser escolhido, em março, o novo presidente da China (Leon E. Panetta/CC)

Pequim, 22 jan (Lusa) - O novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh), Xi Jinping, prometeu nesta terça-feira (22) "combater inabalavelmente a corrupção" e "ganhar a confiança do povo através de resultados concretos", anunciou a agência de notícias oficial da China, Xinhua.

"Devemos ter a determinação para combater todos os fenômenos de corrupção, punir todos os funcionários e eliminar constantemente o terreno que alimenta a corrupção, de modo a ganhar a confiança do povo através de resultados concretos", disse Xi Jinping.

Xi Jinping falava numa reunião da Comissão Central de Disciplina e Controle do PCCh, acompanhado pelos outros seis membros da nova "liderança central" da China: Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

Mais de uma dezena de funcionários, entre os quais um membro suplente do Comitê Central, foram punidos por corrupção desde que Xi Jinping substituiu o ainda presidente Hu Jintao na chefia do PCCh e da Comissão Militar Central, em novembro passado.

A corrupção é uma das principais fontes de descontentamento popular e uma ameaça à própria manutenção do PCCh no poder.

"A corrupção é uma questão de grande preocupação para o povo (...) Se não conseguirmos controlar bem essa questão, poderá ser fatal para o Partido e até causar o colapso do PCCh e a queda do Estado", alertou Hu Jintao no último Congresso do PCCh.

Xi Jinping, 59 anos, representa a quinta geração de lideres da Nova China e em março próximo assumirá também o cargo de presidente da Republica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário