one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Expectativa é que Obama possibilite a criação do Estado independente e autônomo da Palestina.

Imagem:

Compartilhar:

Obama discursa hoje como presidente empossado

Criado em 21/01/13 06h13 e atualizado em 21/01/13 07h43
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Barack Obama
Obama deverá mencionar os esforços para resolver o problema do orçamento, a necessidade de controle sobre armas de fogo e a reforma das leis de imigração. (Agência Brasil)

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participa hoje (21) da cerimônia pública de sua posse para o segundo mandato. Na solenidade, Obama discursará. A expectativa é que ele detalhe as prioridades para os próximos quatro anos. O discurso ocorre em frente ao Capitólio, em Washington. Ele deverá mencionar os esforços para resolver o problema do orçamento, a necessidade de controle sobre armas de fogo e a reforma das leis de imigração.

Ontem (20), Obama fez o juramento à Constituição em uma solenidade simples e para poucas pessoas, na Casa Branca, sede do governo norte-americano. A solenidade de juramento foi conduzida pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.

LEIA TAMBÉM:

Obama é reeleito para mais quatro anos de governo

Obama governará com o Senado democrata e a Câmara republicana

Líderes políticos mundiais parabenizam Obama por reeleição

Retrospectiva 2012: eleições presidenciais marcaram cenário político mundial

A primeira-dama, Michelle Obama, e suas filhas Sasha e Malia, além de alguns parentes, acompanharam a cerimônia. Como tradicionalmente ocorre, Obama estendeu a mão e jurou sobre a Bíblia, herança da família de sua mulher, repetindo a frase:  "[Prometo] preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".  

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro de 2012 com 303 votos dos 538 do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. A eleição foi bastante disputada. Obama venceu com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!) e prometeu que no segundo mandato concluirá o processo de recuperação econômica.

Nos Estados Unidos, os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17h de Brasília) do dia 20 de janeiro após a eleição presidencial. Mas a cerimônia pública, quando o dia 20 é um domingo, ocorre na segunda-feira seguinte.

Obama começou ontem o dia colocando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério militar de Arlington, na Virginia, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden. Biden também foi empossado ontem para um segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial. O juramento público do vice-presidente ocorrerá hoje, a exemplo de Obama.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário