one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pelo menos dez pessoas ficaram feridas em um dos protestos mais violentos no país desde que Morsi, um islâmico moderado, assumiu o cargo

Imagem:

Compartilhar:

Oposição no Egito faz jornada de protestos contra o presidente Mursi e a Irmandade Muçulmana

Criado em 25/01/13 10h46 e atualizado em 25/01/13 11h32
Por Thais Leitão Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Confronto no Egito - 7
Manifestantes acusam Mursi e seus partidários de terem traído os ideais da revolução (Agência Lusa)

Brasília - Manifestantes começaram a chegar na manhã de hoje (25) ao centro do Cairo, no Egito, no dia em que a oposição marcou uma jornada de contestação ao presidente Mouhamed Mursi e à Irmandade Muçulmana, com epicentro na Praça Tahrir. O local se tornou símbolo da revolução que levou à queda do regime do presidente Hosni Mubarak, que governou o país por quase 30 anos.

Na noite de ontem (24), houve confronto entre a polícia e manifestantes que exigiam a demissão do presidente recém-eleito, Mouhamed Mursi. Eles tentaram desmontar uma barreira construída com blocos de concreto próximo à Praça Tahrir. As barreiras foram erguidas em 2012 para proteger edifícios governamentais e dos serviços de segurança na área.

Os manifestantes, que se reuniram para marcar os dois anos da onda de protestos pedindo a democratização do país, acusam Mursi e seus partidários da Irmandade Muçulmana de terem traído os ideais da revolução. Eles reclamam da lentidão das reformas por parte do governo, principalmente no que diz respeito ao combate à corrupção e à pobreza; e à justiça social.

A Constituição aprovada em referendo em dezembro de 2012 é outro tema que divide a sociedade egípcia, polarizada no apoio aos islamitas e na contestação aos poderes eleitos.

Os protestos populares ocorridos no Egito fizeram parte da onda de manifestações de rua e revoluções que ficaram conhecidas como Primavera Árabe e que levaram à queda de regimes autocráticos na Tunísia, no Egito e na Líbia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da BBC Brasil   //    Edição: Lílian Beraldo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário