one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Zócalo, Cidade do México.

Imagem:

Compartilhar:

Presidente assina lei que busca proteger vítimas do crime organizado

Criado em 09/01/13 08h39 e atualizado em 09/01/13 09h02
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Fronteira entre México e EUA
Cartéis, em geral, atuam nas áreas de fronteira do México com os Estados Unidos. (Allen Ormond/Creative Commons)

Brasília – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, assina hoje (9) a Lei de Vítimas, que entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do país. O objetivo é proteger aqueles que sofreram violações causadas por ações do crime organizado. O país sofre com a ação dos cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas.

A partir da lei, aprovada pelo Parlamento (Câmara e Senado) em dezembro, serão criados o Fundo de Assistência e Reparação Integral e o Sistema Nacional de Vítimas. O Estado deverá respeitar e proteger as garantias fundamentais das vítimas de violações de direitos humanos e do crime organizado.

A Lei de Vítimas reúne 189 artigos, como os temas relativos aos gastos jurídicos e médicos, de acordo com cada caso.  A Procuradoria-Geral da República informou que a lei é resultado das queixas sociais contra a insegurança no país e o aumento do crime organizado e da impunidade. No México, a população sofre com a ação dos cartéis de narcotráfico, o tráfico humano e de armas.

Os cartéis, em geral, atuam nas áreas de fronteira do México com os Estados Unidos. Nos últimos meses, vieram à tona  informações de crimes, como chacinas, mortes com requintes de crueldade e denúncias de violência, atribuídos a integrantes de distintos cartéis no país.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário