one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Prévias definem cenário eleitoral no Paraguai

Criado em 14/01/13 20h28 e atualizado em 14/01/13 20h44
Por Portal EBC*

Frederico Franco
O presidente do Paraguai, não autorizou observadores da Unasul a acompanahrem as eleições (Marcello Casal Jr./ABr )

A rodada de prévias realizadas neste final de semana definiu o cenário para as eleições gerais de abril de 2013 no Paraguai. As eleições marcadas para 21 de abril são consideradas determinantes para o reconhecimento da democracia no país por organismos multilaterais da região como Mercosul, Unasul e Organização dos Estados Americanos (OEA), que colocaram a democracia do país sob suspeita após a destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Congresso em junho passado.

A Frente Guasú, coalizão de partidos de esquerda e centro esquerda liderada pelo ex-presidente Lugo, realizou neste domingo um processo de eleições internas, em que se oficializou a candidatura presidencial do médico Anibal Carrillo e da vice-candidatura do líder camponês Luis Aguayo para as eleições gerais de 21 de abril. Lugo se candidatará ao Senado.

Após sua vitória, Carrillo Iramain afirmou que não se aliará com os setores que “romperam a ordem democrática” no país, em referência ao impeachment de Lugo, realizado em menos de 30 horas em junho passado.

A aliança Avança País, uma dissidência da Frente Guasú, também realizou primárias que ratificaram o ex-apresentador e televisão Mario

Fernando Lugo - Paraguai
Ex-presidente Fernando Lugo será candidato ao Senado (Fernando Lugo Méndez/Flickr/Creative Commons)

Ferreiro, além de Cynthia Brizuela Speratti para vice. O partido Kuña Pyrendá (“plataforma de mulheres” em guarani), criado em 2012, promove pela primeira vez duas mulheres para encabeçar o governo, a ex ministra Lilian Soto como presidenta e a dirigente rural Magui Balbuena como vice.

O empresário Horacio Cartes será o candidato do Partido Colorado, que governou de forma contínua entre 1947 e 2008 e Efrain Alegre é o candidato do Partido Liberal, apoiado pelo atual presidente Federico Franco.

Observadores

O governo de Federico Franco, que assumiu o poder em junho passado, após a destituição de Lugo, mantem uma forte campanha contra a Unasul e o Mercosul, organismos multilaterais que suspenderam o Paraguai por considerar que o processo de impeachment produziu uma “quebra constitucional” no país.

Por conta da divergência politica, Franconão autorizou a participação de membros da Unasul para acompanhar as eleições.  Até o momento está garantida a presença de uma delegação enviada pessoalmente pelo secretario geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

* Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina, e a emissora multiestatal, Telesur

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário