one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


nasa asteroide

Imagem:

Compartilhar:

Asteroide passa pela Terra sem risco de colisão

Criado em 15/02/13 19h23 e atualizado em 15/02/13 20h18
Por Heloisa Cristaldo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

imagem do asteroide nasa
Asteroide DA14 (Divulgação / Nasa)

Brasília - O asteroide 2012 DA14 já passou pela Terra. Segundo informações da Nasa, a agência espacial norte-americana, o asteroide ficou mais próximo do planeta por volta das 17h25 (horário de Brasília) a uma distância de 27 mil quilômetros.

O asteroide passou próximo ao anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois esses ficam sobre a Linha do Equador e o asteroide passou mais próximo do Polo Sul.

Em nota divulgada mais cedo, a agência espacial informou também que não há relação entre a chuva de meteoritos na Rússia e o asteroide 2012 DA14. De acordo com cientistas da Nasa, a trajetória do meteoro na Rússia foi significativamente diferente do que a trajetória do asteroide. As informações ainda estão sendo recolhidas e a análise é preliminar.

Segundo a Nasa, “nos vídeos do meteoro, ele é visto passando da esquerda para a direita na frente do sol nascente, o que significa que estava viajando de Norte a Sul. A trajetória do asteroide DA14 está na direção oposta, do Sul para o Norte".

Quase mil pessoas foram feridas devido à queda de um meteorito na região dos Montes Urais, Centro-Oeste da Rússia, informou a agência de notícias Lusa. Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoro passou a se desintegrar e, ao longo de vários quilômetros, foi possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixavam um rastro de fumaça no céu russo.

A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário