one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Equador, Rafael Correa, concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Com estilo nacionalista, Correa quer mais um mandato no Equador

Criado em 02/02/13 13h29 e atualizado em 04/02/13 19h16
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil*

Brasília – Após seis anos no poder, o presidente da República licenciado, Rafael Correa, tenta a reeleição. Até 14 de fevereiro, às vésperas das eleições, ele ficará oficialmente fora do poder. Nesse período, intensifica a campanha. Correa quer mais um mandato de quatro anos, para “dar continuidade ao processo revolucionário”. As eleições no Equador são marcadas pela presença de nomes tradicionais da política local e alguns que se apresentam como candidatos da mudança.

Correa estabeleceu seu estilo em defesa de princípios nacionalistas, do fortalecimento do Estado e do que considera unidade regional. Ele disputa as eleições com um ex-presidente da República - Lúcio Gutiérrez (Sociedade Patriótica) -, o empresário Álvaro Noboa (Prian) - e uma dupla de ex-correligionários - Alberto Acosta (UPI) e Norman Wray (Ruptura).

As eleições no Equador podem ocorrer em dois turnos - 17 de fevereiro e 7 de abril. Mas se o candidato mais votado obtiver maioria simples no primeiro turno, as eleições são concluídas. Há ainda eleições para escolher 137 integrantes da Assembleia Nacional e cinco para o Parlamento Andino. Mais de 11,6 milhões de eleitores estão cadastrados para votar.

No Equador, o voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 65. Eleitores no exterior também podem votar. Tradicionalmente no Equador, o percentual de participação dos eleitores costuma ser superior a 70%.

Os eleitores irão às urnas para escolher entre os candidatos que se consideram de esquerda: Correa (Aliança pelo País), Alberto Acosta (UPI) e Norman Wray (Ruptura). Acosta e Wray participaram da primeira fase do governo Correa e agora lançam candidaturas independentes em defesa de mudanças mais profundas.

São apontados como candidatos de centro e direita os ex-presidentes Lúcio Gutiérrez (Sociedade Patriótica) e Álvaro Noboa (Prian), além de Nelson Zavala (PRE), Guillermo Lasso (Creo) e Mauricio Rodas (Suma).

Com aproximadamente 15,2 milhões de habitantes, o Equador, assim como o Chile, não tem fronteira com o Brasil. Os dois países são as exceções da América do Sul. O  Equador tem reservas de petróleo que respondem por cerca de 40% das exportações do país e parte das receitas do governo. As variações no preço da commodity do petróleo atingem a economia.

Em dezembro, Correa esteve em Brasília para a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. O Equador e a Bolívia negociam a entrada no bloco. As negociações da Bolívia estão mais adiantadas, mas o presidente equatoriano indicou que, resolvidas algumas questões internas do país, o assunto será retomado.

Edição: Graça Adjuto

*Obs: Brasília - A matéria "Com estilo nacionalista, Correa quer mais um mandato e disputa eleições com dois ex-presidentes", publicada no último sábado (2), teve o título alterado, nesta segunda-feira (4), para "Com estilo nacionalista, Correa quer mais um mandato no Equador". O texto também foi alterado em dois parágrafos em que se dizia que Álvaro Noboa, adversário de Correa nas eleições, é ex-presidente do país. Noboa nunca foi presidente do Equador.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário