one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estimtiva da Acnur é que o conflito no Mali afete mais de 1 milhão de pessoas entre deslocados internamente e refugiados

Imagem:

Compartilhar:

Dois milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no Mali

Criado em 15/02/13 18h05 e atualizado em 15/02/13 19h07
Por © Agência Lusa

FAO alerta para insegurança alimentar no Mali
O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (15) com o ministro da agricultura do Mali, Baba Berthé, onde foi sublinhada a necessidade de apoio aos agricultores malianos e a garantia do regresso às suas terras em condições de segurança (Fabio Rodrigues Pozzebom / Abr)

Cerca de dois milhões de pessoas no Mali estão expostas à situação de insegurança alimentar alertou nesta sexta-feira (15) a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO). Cerca de metade dessas pessoas se encontra no norte do país africano. Os efeitos da crise alimentar de 2011 e 2012, motivada pelos efeitos da seca, os elevados preços dos cereais e a degradação ambiental foi agravada pelos deslocados internos devido ao conflito armado, o elevou a situação de insegurança alimentar.

Leia também:

Líder do golpe de Estado no Mali vira responsável por reformar Forças Armadas no país

Antes exemplo de democracia, Mali mergulha em guerra civil


A próxima época agrícola no Mali, prevista para maio, está em risco iminente e existe uma necessidade urgente de ajudar os agricultores deslocados a regressarem às suas terras para retomarem a produção, advertiu hoje a a organização da ONU.
O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (15) com o ministro da agricultura do Mali, Baba Berthé, onde foi sublinhada a necessidade de apoio aos agricultores malianos e a garantia do regresso às suas terras em condições de segurança, cerca de dois meses antes do início da campanha agrícola.

“Como a situação de segurança ainda continua em desenvolvimento, a FAO, as suas agências parceiras e a comunidade internacional devem fazer tudo o que puderem para ajudar o governo a apoiar os agricultores no regresso às suas terras, onde for seguro fazê-lo, e na retoma do cultivo de alimentos”, afirmou  Graziano da Silva. “Não podemos permitir que o Mali perca a próxima época produtiva”, acrescentou, citado num comunicado distribuido pela FAO.

Desde o início do conflito no norte do Mali, em 2011, mais de 400.000 pessoas já abandonaram as suas casas, agravando a crise já existente.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) tem vindo a fornecer alimentos de emergência aos deslocados, dirigindo a ajuda alimentar de sobrevivência a cerca de 564.000 pessoas no Mali e em países vizinhos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário