one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Fragata Liberal participou por oito meses da Força-Tarefa Marítima da Missão das Nações Unidas no Líbano (Unifil)

Imagem:

Compartilhar:

Fragata brasileira volta ao Rio depois de servir por oito meses à missão de paz no Líbano

Criado em 14/02/13 11h28 e atualizado em 14/02/13 11h51
Por Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Fragata Liberal
A Fragata Liberal participou por oito meses da Força-Tarefa Marítima da Missão das Nações Unidas no Líbano (Unifil) (Marinha do Brasil / www.portosdoparana.pr.gov.br)

Rio de Janeiro – A fragata Liberal, da Marinha brasileira, que participou por oito meses da Força-Tarefa Marítima da Missão das Nações Unidas no Líbano (Unifil), volta ao Rio de Janeiro neste domingo (17). O navio serviu como base de comando da força-tarefa, na costa libanesa, entre maio de 2012 e janeiro deste ano, quando iniciou o retorno ao Brasil.

A Marinha brasileira passou a comandar a força-tarefa em novembro de 2011. Até maio de 2012, a base de comando da força era a fragata União, o primeiro navio brasileiro a participar de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a missão no Líbano, a fragata Liberal fez patrulhas durante 120 dias, abordou 661 navios e encaminhou 266 navios mercantes para serem inspecionados pelas autoridades libanesas. A embarcação foi substituída em 16 de janeiro pela fragata Constituição, também da Marinha brasileira.

O navio atracou pela primeira vez no Brasil na Base Naval de Natal, em 9 de fevereiro. Neste momento, a fragata navega pela costa brasileira, rumo ao Rio de Janeiro, de onde partiu em 10 de abril de 2012. Mais de 250 militares participaram da missão.

A força-tarefa é composta por nove navios de cinco países, além do Brasil. A missão foi criada em 2006, a pedido do governo libanês, com o objetivo de impedir a entrada de armamento não autorizado no país.

Edição: Juliana Andrade 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário