one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


França quer que após a retirada de suas tropas do Mali, ONU assuma o controle das operações de manutenção de paz no Mali.

Imagem:

Compartilhar:

França quer que ONU envie tropas de paz e observadores para o Mali em abril

Criado em 07/02/13 08h25 e atualizado em 07/02/13 08h50
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Capacetes azuis da tropa de paz da ONU
França quer que após a retirada de suas tropas do Mali, ONU assuma o controle das operações de manutenção de paz no Mali. (FAB / www.fab.mil.br)

Brasília – O governo da França pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para preparar o envio de forças de manutenção da paz ao Mali (na África) em abril. As autoridades francesas apelaram pelo envio de tropas e por mais rapidez para a chegada de observadores dos direitos humanos no país. A informação foi dada pelo representante da França na Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador Gérard Araud.

Em Paris, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que o objetivo do governo francês é que a ONU assuma o controle das operações de manutenção de paz no Mali. Ontem (6) as autoridades francesas informaram que pretendem retirar as tropas do país africano em março.

Após a reunião do Conselho de Segurança, o representante francês disse que são “várias semanas” antes de poder avaliar se os militares franceses enviados ao Mali estão em condições de transmitir a missão a uma força de manutenção da paz.

De acordo com o embaixador francês, o governo do seu país “insiste na necessidade de deslocar observadores de direitos humanos” para o Mali. O eventual envio de forças de paz chamadas de capacetes azuis implica uma decisão efetiva do Conselho de Segurança da ONU.

O Mali faz fronteira com oito países e está entre os mais pobres da África. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais da metade vivem abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e o histórico de golpes de Estado marcam o Mali. Nos últimos anos, a instabilidade aumentou com a ação de grupos extremistas islâmicos que tentam combater o governo do país. No próximo dia 29, a União Africana (que reúne 52 nações) debate a crise no Mali.

Os grupos extremistas islâmicos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul do país. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que adotam a sharia, que é a aplicação dos preceitos islâmicos no cotidiano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário