one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Arquivo: fotografias de Muammar Khadafi, ex-líder da Líbia, foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício na Embaixada da Líbia em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Manifestações na Líbia comemoram dois anos de deposição de Khadafi

Criado em 15/02/13 06h12 e atualizado em 15/02/13 07h48
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Muammar Khadafi
Arquivo: fotografias de Muammar Khadafi, ex-líder da Líbia, foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício na Embaixada da Líbia em Brasília (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – Várias manifestações estão programadas a partir de hoje (15) na Líbia em comemoração ao segundo aniversário da deposição do ex-presidente Muammar Khadafi (morto em outubro de 2011), que é celebrado dia 17 (domingo). As autoridades líbias reforçaram os esquemas de segurança e fecharam as principais fronteiras – com a Tunísia e o Egito.

Também deverão ser suspensos os voos internacionais nos aeroportos de  Trípoli, a capital, e de Benghazi, a Leste da Líbia, que é a segunda cidade do país. Na capital, as patrulhas militares reforçarão a segurança nos pontos de controle.

Leia também:

Novo governo da Líbia foi reconhecido pela comunidade internacional antes de assumir o poder

Líbia quer ampliar relações econômicas e comerciais com o Brasil

Há dois anos, Khadafi foi alvo de uma série de manifestações. Os confrontos armados acabaram em mortes, inclusive do ex-presidente e de alguns de seus parentes. Por 42 anos, a Líbia esteve sob o domínio de Khadafi. Em outubro de 2011, ele foi capturado e morto, iniciando uma nova fase no país.

Com 6,5 milhões de habitantes, a Líbia se divide em três grandes regiões, controladas por clãs familiares que estabelecem núcleos próprios de poder, assim como culturas e reivindicações distintas. Para as autoridades líbias, um dos principais desafios é obter o consenso, unificando os desejos e as demandas desses clãs.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário