one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Observadores da OEA acompanharão as eleições no Paraguai

Criado em 26/02/13 07h48 e atualizado em 26/02/13 08h14
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Paraguai é representado por sociedade civil na Cúpula Social do Mercosul
(© Eduardo Aigern / Cúpula do Mercosul)

Brasília - As eleições presidenciais no Paraguai, em 21 de abril, contarão com observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) que terão o apoio da Justiça Eleitoral do país. Um acordo para a atuação dos observadores internacionais foi assinado ontem (25) entre o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Alberto Ramirez Zambonini, e o chefe da missão da  OEA, Oscar Arias.

Para Arias, o processo eleitoral no Paraguai ocorre de forma normal, observando que as listas dos nomes dos candidatos sejam imparciais e seguindo o que a legislação determina. Ele elogiou a transparência do processo eleitoral em curso no país.

O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até as eleições. Há oito meses o país foi suspenso dos dois blocos porque os presidentes sul-americanos entenderam que houve o rompimento da ordem democrática no país em decorrência da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Os principais candidatos à Presidência do Paraguai participam hoje (26) de um debate sobre o combate à pobreza. Deverão comparecer Efraín Alegre (PLRA), Horácio Cortes (ANR), Mario Ferreiro (Avança País), Miguel Carrizosa (Pátria Querida) e Aníbal Carrillo (Frente Guasú). A Frente Guasú é a coligação que conta com o apoio de Lugo.

Desde o impeachment de Lugo, o governo do Paraguai está sob o comando do presidente Federico Franco, vice-presidente na gestão anterior.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário