one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos no Mali, África.

Imagem:

Compartilhar:

ONU deve enviar observadores para o Mali, apela a França

Criado em 26/02/13 13h30 e atualizado em 26/02/13 13h48
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Rebeldes tuaregues no Mali
Clima de guerra é diário no país, com o enfrentamento entre forças do governo e grupos radicais. Há suspeitas de violação de direitos humanos em decorrência do elevado nível de violência. (Magharebia/Creative Commons)

Brasília – A representante da França no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Yamina Benguigui, pediu hoje (26) o “envio urgente” de uma missão de observadores para o Mali (África). O clima de guerra é diário no país, com o enfrentamento entre forças do governo e grupos radicais. Há suspeitas de violação de direitos humanos em decorrência do elevado nível de violência.

A representante francesa disse que devem cumpridos os compromissos relativos à preservação dos direitos humanos e à luta contra a impunidade. O apelo ocorreu durante sessão do conselho em Genebra, na Suíça.

Leia também:

Combates no Mali se intensificam, diz ministro da França

Operações militares no Mali vão custar US$ 950 milhões

Gao, uma das principais cidades do Mali, amanhece sob tiros intensos

Líder do golpe de Estado no Mali vira responsável por reformar Forças Armadas no país

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos informou que uma missão da ONU, composta por quatro pessoas, está desde o último dia 17 em Bamako, a capital do Mali. Por duas semanas, a equipe investigará os casos de violação dos direitos humanos e deverá apresentar as conclusões ao Alto Comissariado.

A intervenção militar da França no Mali teve início em 11 de janeiro. As tropas francesas apoiam as forças aliadas do governo no combate aos grupos extremistas islâmicos, que atuam principalmente no Norte do país.

Benguigui ressaltou que a intervenção militar francesa ocorreu “para responder, em concertação com as instâncias regionais, ao pedido das autoridades do Mali” e depois de as Nações Unidas terem confirmado a gravidade das violações de direitos humanos cometidas no território durante quase um ano.

Em dezembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de um grupo de observadores para o Mali, com o objetivo de integrar uma missão internacional de apoio. A representante francesa pediu ainda que o Conselho dos Direitos Humanos “adote uma resolução forte” sobre o país africano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário