one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleições presidenciais no Equador estão marcadas para fevereiro de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Sistema eleitoral eletrônico sofre tentativa de violação no Equador

Criado em 17/02/13 14h49 e atualizado em 17/02/13 16h08
Por Portal EBC*

Equador terá eleições presidenciais em fevereiro de 2013
Cerca de 11,7 dos 15,5 milhões de equatorianos estão convocados para votar neste domingo eleição presidencial (Foto: Agência Andes)

Brasília - O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Domingo Paredes, revelou hoje que esta entidade detectou uma tentativa de invasão do sistema enquanto os equatorianos iam às urnas para eleger o presidente, vice-presidente e deputados. "Eu não posso dar mais detalhes, está sob investigação", disse Paredes, salientando que a "situação está sob controle" e que o software desenvolvido é "altamente seguro".

Leia também:

Candidatos à presidência já votaram no Equador

Conheça os candidatos à presidência do Equador

Rafael Correa deve conquistar terceiro mandato consecutivo

Equatorianos vão às urnas decidir rumos do Executivo e Legislativo

 

Segundo a missão eleitoral da União de Nações da América do Sul (Unasul), as eleições no Equador transcorrem normalmente após as cinco primeiras horas de votação. A informação foi divulgada em entrevista coletiva pela chanceler colombiana María Emma Mejía, delegada da Unasul. A missão é integrada por 51 técnicos de órgãos eleitorais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os observadores eleitorais foram deslocados para 11 das 24 províncias do país, apontou o organismo em comunicado.

A jornada eleitoral começou às 06h30 no horário local (8h30 em Brasília) e as urnas ficarão abertas até as 17h (19h em Brasília) deste domingo (17). Os membros da missão eleitoral da Unsaul continuarão o acompanhamento até o final da contagem dos votos, prevista para as 19h30. Um novo informe da Unasul sobre as eleições presidenciais no Equador serão entregues nesta segunda-feira (18) e o relatório final será apresentado no dia 04 de março em Lima, capital do Peru, que exerce a presidência temporário do organismo.

. Cerca de 11,7 dos 15,5 milhões de equatorianos estão convocados para votar neste domingo para presidente e vice-presidente (no binômio), cinco parlamentares andinos e 137 deputados para o período 2013-2017.
Entre os congressistas serão designados dois para os emigrantes na Europa, Oceania e Ásia; dois no Canadá e Estados Unidos; e 2 na América Latina, no Caribe e África.

* Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário